Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Reconhecimento foi a palavra-chave no Dia do Município cerveirense

Vila Nova de Cerveira assinalou, no passado sábado, 1 de outubro, mais um Dia do Município. Durante as celebrações foi reconhecido um conjunto de entidades e personalidades pelo papel preponderante no desenvolvimento e afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação.

Fotografias: Ricardo Brigadeiro

Perante uma grande participação de cerveirenses, as comemorações que assinalam a atribuição da Carta do Foral do Rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira, a 1 de outubro de 1321, iniciaram com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional pelo Coro Infantojuvenil e Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, perante a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários.

PUB

Na abertura da sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, destacou a visão e legado de D. Dinis, responsável pela atribuição de “um foral que criou direitos e privilégios”, que ainda hoje são as “bases daquilo que é hoje a identidade cerveirense”.

O autarca recordou também o Mestre José Rodrigues e o desbloquear do impasse do Castelo de Cerveira, uma notícia que é “motivo de orgulho e satisfação” para o concelho. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Um momento a que se seguiu a entrega, no quartel dos Bombeiros Voluntários, da medalha municipal de bons serviços a 18 elementos do Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira. Nesta condecoração, o Município agradeceu a dedicação e o altruísmo que estes homens e mulheres demonstraram ao longo dos 15 e 25 anos de serviço.

PUB

Durante a tarde, a autarquia cerveirense continuou a destacar figuras, factos e momentos através da atribuição de medalhas. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira recebeu a Medalha de Honra do Município, o mais prestigiado reconhecimento municipal.

PUB

Já as Medalhas de Mérito e Menções Honrosas foram entregues a várias entidades coletivas e individuais do concelho, nomeadamente, dois empresários no ativo com mais de 75 anos de idade e 40 anos de serviço; dois cidadãos com contributos meritórios na cultura e causas públicas; duas associações que completaram 15 anos de existência; quatro jovens atletas com resultados meritórios; e os 56 trabalhadores municipais que completaram 35 ou mais anos e 25 ou mais anos de serviço.

Este ano, o Município decidiu dar ainda uma atenção especial a nove empresas e dois empresários do concelho, responsáveis por 2600 postos de trabalho diretos. Segundo Fernando Nogueira, “as empresas cresceram, mantiveram os postos de trabalho, consolidaram a economia e, no concelho mais pequeno do Alto Minho, conseguiram colocá-lo nos primeiros lugares de importância no âmbito regional, através de um saldo altamente favorável nas importações e nas exportações e criando riqueza”. Acrescentando que “graças a este empreendedorismo, Vila Nova de Cerveira tem registado ao longo dos últimos anos uma taxa de desemprego bastante abaixo da média nacional”.

PUB

As comemorações do Dia do Município cerveirense encerraram com um encontro de grupo corais, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira.

Cerveira já tem Rede Local de Intervenção Social

No Dia do Município, Vila Nova de Cerveira inaugurou ainda a Rede Local de Intervenção Social (RLIS), no antigo edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, onde se inclui a antiga casa do Quarteleiro.

Este novo equipamento de atendimento social é a resolução de um prolongado impasse que se vivia em Vila Nova de Cerveira, quando já oito dos dez concelhos do Alto Minho tinham este serviço em funcionamento.

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), integrado no projeto RLIS de Vila Nova de Cerveira, é o resultado de um protocolo de cedência e colaboração celebrado entre a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, gestora da Rede Local de Intervenção Social, e a Câmara Municipal enquanto parceira.

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente autarquia cerveirense destacou o início de mais um serviço ao dispor dos cerveirenses, após um percurso difícil para a entrada em funcionamento. “Só Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo é que não tinham a RLIS em funcionamento, e só com muita insistência e boa vontade de todas as entidades envolvidas, nomeadamente da Secretaria de Estado da Segurança Social e do Centro Distrital da Segurança Social, é que foi possível concretizar este objetivo que será muito útil para cerveirenses menos favorecidos”, explicou Fernando Nogueira.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, Rui Cruz, frisou ainda um “dia de festa para a Misericórdia de Cerveira, com esta nova unidade de apoio social que se pauta por uma intervenção de proximidade, transversalidade e inovação social”.

O diretor distrital da Segurança Social, Paulo Orfão, presente na abertura deste novo serviço, enalteceu o trabalho incansável da Santa Casa e da Câmara Municipal para tornar uma realidade a criação da RLIS no concelho, “exemplo de como se trabalha em prol dos que mais necessitam e só por isso será certamente um caso de sucesso”.

A RLIS constitui-se como um instrumento privilegiado no atendimento e acompanhamento social, promovendo uma estreita articulação entre as várias entidades multissetoriais, com vista à implementação de diferentes estratégias de ação em resposta às situações de maior vulnerabilidade social.

Com três técnicos, nomeadamente um psicólogo, um assistente social e um assistente da aérea educação, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) consiste num atendimento de primeira linha que pretende responder eficazmente às situações e crise e ou emergências sociais. Pretende, igualmente, efetuar um acompanhamento social às pessoas e famílias, destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.

O horário de funcionamento da RLIS de Vila Nova de Cerveira é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, sem interrupção para almoço.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas