Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Reconstrução do Açude no Rio Lima concluída até ao fim do ano

Comunicado de Imprensa

A Câmara Municipal de Ponte de Lima celebra um protocolo de Cooperação com o Clube Náutico de Ponte de Lima.  

“O Clube Náutico de Ponte de Lima é o melhor clube de Portugal, no que se refere à prática da canoagem” disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, durante a celebração de um protocolo de cooperação assinado entre o Município e o Clube Náutico.

No âmbito do referido protocolo, a Câmara Municipal de Ponte de Lima garante a atribuição uma comparticipação financeira no valor de 3.628,00, destinada à aquisição de uma embarcação, contribuindo para a promoção da prática desportiva da modalidade de canoagem.

A cerimónia que decorreu nas instalações do Clube Náutico na presença do Vice-Presidente da Direção, João Carlos Gonçalves e Treinador do Clube Náutico, Prof. Hélio Lucas, reconhecendo ambos a importância deste tipo de apoios financeiros, face aos custos elevados do equipamento de canoagem.

 Sendo este um Clube com mais de 200 participantes, e uma verdadeira escola de campeões, a Direção do Clube manifestou que no próximo ano, celebração dos 25 anos do Clube esperam alcançar o 10º título nacional de clubes e a medalha Olímpica do atleta Fernando Pimenta, nos Jogos Olímpicos de 2016.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A deslocação ao Clube Náutico de Ponte de Lima permitiu observar o desenvolvimento da obra de Reconstrução do Açude, verificando-se que esta está numa fase final, prevendo-se a sua conclusão até ao final do corrente ano.

Aguardada há mais de 10 anos, esta obra visa criar melhores condições para a prática da canoagem. De realçar a introdução de uma técnica única no país, designada Escada de Peixe, que consiste num alinhamento de pedras em sobreposição, criando agitação das águas, o que facilitará a passagem dos peixes. A instalação desta técnica foi orientada pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, esta infraestrutura baseia-se em projetos internacionais.

A obra de recuperação do Açude teve início em julho, cujo investimento total é de 447.259,16€ + Iva, sendo o custo do desassoreamento do Rio Lima de 74.206,00€+Iva. Este investimento é “garantido pelo Orçamento Municipal”, assegurou o Presidente da Câmara Municipal, reconhecendo que até ao momento não foi aprovada a candidatura que o Município submeteu ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos.

Apesar as dificuldades em concretizar esta obra, nomeadamente em obter os pareceres necessários, o Presidente da autarquia garantiu que “as obras não comprometeram os ecossistemas naturais do Rio Lima, tendo-se conseguido concretizar uma intervenção que assegura as condições fundamentais para a prática da canoagem e para a melhoria paisagística”.

Numa segunda fase, disse o autarca, “pretendemos em 2016 avançar com a beneficiação e ampliação das instalações do Centro Náutico”.

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas