Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Recuperação de imóveis nos Arcos: Câmara financia o material e mão-de-obra a associações

Desde o mandato anterior que a Câmara de Arcos de Valdevez e as associações concelhias passaram a celebrar protocolos de colaboração com vista à reabilitação de imóveis em que os apoios municipais têm assumido contornos diferentes dos que eram praticados até 2013. Algumas das antigas escolas primárias, maioritariamente detidas – agora – por coletividades, sob o regime de comodato, depois de tantos anos sem manutenção, foram (ou estão a ser) reabilitadas ao abrigo desta parceria.

Segundo o vereador Olegário Gonçalves, “tem sido política da Câmara custear a aquisição de material para a realização de obras em edifícios degradados, ficando a execução da empreitada e a mão-de-obra a cargo das respetivas associações”.

“É importante esta cooperação e o envolvimento da comunidade, até em termos de voluntariado, facto que tem permitido realizar mais obra”, conclui o autarca, muito agradado com o trabalho colaborativo. “Esta é uma política que o Município arcuense tem desenvolvido com várias instituições e com resultados visíveis na reabilitação do edificado sinalizado”, reforça o ex-vereador do Associativismo, cujo pelouro é, atualmente, tutelado por Emília Cerdeira.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Dentro das disponibilidades financeiras do Município e das associações arcuenses, um quinhão importante do investimento (faseado) tem sido aplicado em trabalhos de reconversão (e construção de novos espaços), substituição de materiais (coberturas, portas, janelas…), suprimento de anomalias (infiltrações e fissuras) e pinturas.

PUB

A título de exemplo, entraram neste roteiro de protocolos a antiga escola primária de Agrochão, atualmente cedida à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda; a sede da Associação Cultural e Desportiva dos Amigos de Vilarinho das Quartas, dotada de uma nova sala; e a antiga escola em Crasto (Cendufe), que é a “casa” da Associação Sociocultural Padre Himalaya.

No seguimento desta política de estreita colaboração institucional, foi aprovado, na reunião de Câmara de 16 de fevereiro, um apoio municipal de 6 mil euros a favor da Associação Sorriso – Associação Social Cultural, Recreativa e Desportiva de Eiras. A verba destina-se à aquisição de material para melhoramentos na sede (antiga escola primária, que é propriedade da Câmara) desta coletividade.

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas