Requalificação do Salão Paroquial de Vila de Punhe benzida pelo Bispo D. João Lavrador

Viana do Castelo

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, e elementos do executivo municipal marcaram ontem presença na bênção das obras de beneficiação e requalificação do Salão Paroquial de Vila de Punhe e do espaço do Agrupamento 388 – Escuteiros de Vila de Punhe, num momento que contou com a presença do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador.

A cerimónia integrou ainda uma homenagem ao padre David da Silva Monteiro, que incluiu a atribuição do nome do reitor benemérito ao salão paroquial.

Recorde-se David da Silva Monteiro, natural de Moreira de Cónegos, oficiou a freguesia de Vila de Punhe durante 60 anos e foi mentor da construção do salão paroquial e do espaço para o agrupamento local de escuteiros.

A empreitada, com um valor aproximado de 200 mil euros, foi apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelo legado do reitor falecido em 2017.

Recorde-se que o investimento nas freguesias e a coesão territorial têm sido prioridades do executivo municipal. Por isso, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,1 M€ no Plano de Atividades e Orçamento já aprovado em reunião ordinária para 2023, representando 12,8% das Grandes Opções do Plano e sendo a terceira rubrica com maior investimento.

De acordo com o documento, “um território cada vez mais coeso só é possível através de um sistema que promova a inclusão social e a equidade através de uma maior igualdade de competências territoriais, pelo que continuaremos a promover uma cada vez melhor articulação com as Uniões e Juntas de Freguesia, porque são os nossos agentes de desenvolvimento integrado e o garante da Coesão Territorial e Social do concelho”.

Este esforço financeiro da autarquia vai, assim, ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.

 

No tags for this post.
  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
press@maniadigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa