Romaria da Senhora do Alívio 2015 em Chafé

Romaria da Senhora do Alívio 2015 - Chafé - Viana do Castelo

Procissões e tradições populares, o 9° cortejo etnográfico, desfiles da mordomia, grupos de bombos, bandas de música, zés pereiras, ranchos folclóricos, artistas convidados, cabeçudos e gigantones. No final de cada dia ao passar da meia-noite espetáculos de pirotécnica.

As festividades em honra de Nossa Senhora do Alivio são plenas de actos religiosos, profanos e lúdicos. E é sentida como a principal romaria do povo de Chafé, há mais de um século. Reunidos os festeiros, mordomas e forasteiros, anualmente, no concelho de Viana do Castelo, realizam-se no mês de setembro as derradeiras festividades deste verão 2015.

 No dia 11 setembro, 6ª feira, às 21 horas, no final do sermão segue-se a Procissão de Velas que apresentará as características da religiosidade cristã. Na parte do tão esperado arraial noturno, a animação ficará a cargo do grupo musical Ciklone. Um momento de entretenimento. 

No sábado, dia 12, às 16 horas, o Cortejo Etnográfico ou Parada Agrícola, nascida em Viana, há 107 anos (1908), partirá da parte da Zona Industrial, em Chafé, com destino à dita avenida de São Sebastião, relembrando aos forasteiros a tradição contida na memória colectiva de um povo de como era no passado o trabalho no campo com os seus usos e costumes. 

No domingo 13, dia principal da festa, ao início da tarde, teremos o sermão em honra de Nossa Senhora do Alivio a preceder a

Procissão com força a cavalo, fanfarra, inúmeras figuras alegóricas e andores floridos. 

Na noite de arraial, o anhense Augusto Canário, animará a parte final da Festa até à hora do espetacular fogo-de-artifício

que culminará as festividades, como acontece no final de cada festejo e e arraial na nossa região Alto Minhota.

 

Quanto ao orçamento da festividade, a bem da transparência, a devida divulgação é aguardada pelos que vivem longe da terra natal, sobretudo os nossos compatriotas emigrantes para conhecimento de todas as contas e notícias do torrão que, semanalmente, as poderão receber  graças ao jornal semanário na Internet, Minho Digital. 

Fortes agradecimentos a todos aqueles que contribuíram com o seu trabalho e oferta para que a tradição secular

se mantenha viva e inalterada na nossa terra Chafé e na estância da Amorosa. Seja Bem-vindo a Chafé!

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
🎉  Mais Festas
📌 Mais de Viana

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa