Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Romaria d’Agonia abre inscrições para todas as mulheres concorrerem ao cartaz da festa – até 30 de abril

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia, a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem.

“Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade.

O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma.

PUB

No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mulher com idade entre os 18 e os 35 anos a poder concorrer, preenchendo para o efeito um formulário de candidatura que deve enviar, junto com outros documentos e um vídeo em que se apresenta no máximo durante 30 segundos, através da página www.festasdagonia.com, até 30 de abril.

“Devem anexar duas fotografias de corpo inteiro, devidamente trajadas e ouradas. Juntamente com o pequeno vídeo de apresentação, estes serão os elementos de avaliação do júri para selecionar as 20 finalistas”, acrescentou Manuel Vitorino.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Na segunda fase, num evento aberto ao público, serão apresentadas a 17 de maio as 20 candidatas finalistas a mordoma do cartaz da Romaria de 2024 no qual, devidamente trajadas e ouradas, cada uma explicará publicamente porque gostaria de ser a “mordoma do cartaz” a um júri composto por elementos de diferentes áreas.

“Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo, que permite a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da Romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora”, concluiu o presidente da VianaFestas.

PUB

Por fim, após a seleção da Mordoma do Cartaz, a Vianafestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidarão três designers/artistas, que apresentarão, cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma selecionada neste concurso, com a apresentação do cartaz oficial prevista para 21 de junho.

A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, na sua essência, é uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana. É já considerada a maior romaria de Portugal que traz à cidade de Viana do Castelo, mais de 1 milhão de visitantes durantes os dias da festa, que este ano se realiza de 14 a 22 de agosto.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas