Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Romaria d’Agonia ganha vida pelo comércio tradicional de Viana do Castelo

Somos todos romaria

Uma comerciante de Viana do Castelo utilizou a montra para dar “vida” ao cartaz de 2016 da Romaria d’Agonia, que tem duas lusodescendentes no Brasil como protagonistas, recriando o mais simples pormenor, num dos muitos exemplos de quem no comércio tradicional se rende à magia desta tradição secular.

 

O clima de festa marca por estes dias, na decoração, na música e mesmo na animação, o comércio tradicional de Viana do Castelo, que se associa de forma natural à rainha das Romarias de Portugal. Logo a começar pelas 200 placas com o novo slogan “Somos Todos Romaria” que orgulhosamente os comerciantes já ostentam.

O resto só termina na imaginação de cada lojista. É o caso de Alexandrina Rodrigues, de 43 anos, proprietária de uma pastelaria no centro da cidade e que decidiu surpreender ao recriar na sua montra, fielmente, todos os elementos do cartaz de 2016, dando-lhe “vida”.

PUB

“Faço sempre a minha montra da Romaria e este ano decidi recriar o cartaz, porque gostei muito. Além disso, acho que é importante o comércio envolver-se, porque assim é também uma forma de atrair clientes, chamar a atenção, sobretudo quando recebemos nesta altura pessoas de todo o país e do mundo”, explica a proprietária da pastelaria “Princesa do Lima”.

Pela primeira vez, em 2016, a autoria do cartaz da Romaria da Agonia passa as fronteiras da região e do país tendo sido escolhida a proposta de Anna Galvão, uma designer de moda de 22 anos, natural do Rio de Janeiro com raízes na Madeira. Bárbara Temporão, 19 anos e estudante de direito, também natural do Rio de Janeiro e raízes em Monção, é o rosto do cartaz e da festa deste ano, tendo por isso direito a recriação, em forma de boneco, na montra de Alexandrina.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

E não se pense que o envolvimento com a festa acaba aqui. É que o próprio negócio inspira-se na tradição destes dias: “De 19 para 20 de agosto tenho rabanadas fritas, porque é da tradição que na Ribeira se coma peixe frito e rabanadas”, atira Alexandrina Rodrigues.

A VianaFestas, entidade responsável pela organização da Romaria, entrega, como é da tradição, um cartaz, em papel, a todos os comerciantes, como o que orgulhosamente o “Cabeleireiro Retrovisor” também exibe. Joana Pires, de 32 anos, proprietária do espaço, decidiu inovar, transformando a montra numa espécie de homenagem à Ribeira da cidade, recriando os típicos tapetes de sal, um dos grandes momentos da festa.

PUB

“Fui eu e o meu namorado que fizemos o tapete, claro que à nossa maneira e com os poucos conhecimentos práticos que temos desta arte popular. Mas com muito amor”, brinca a comerciante, que há nove anos trocou Vila Nova de Famalicão por Viana do Castelo.

“Acho que é importante a envolvência das novas gerações na Romaria e tão importante quanto isso é que quem nos visita sinta que temos todo o espírito desta festa, em todos sentidos e de forma transversal”, afirma.

PUB

 

Romaria d’Agonia de 19 a 21 de Agosto em Viana do Castelo

A Romaria da Senhora d’Agonia remonta a 1772, pela devoção dos homens do mar, que pediam proteção à padroeira. A festa foi crescendo e junta hoje a devoção, a história e a riqueza etnográfica naquela que acabou por se afirmar como “A Romaria das Romarias de Portugal”, atraindo anualmente cerca de um milhão de visitantes a Viana do Castelo, durante vários dias.

PUB

É a maior e mais importante de todas as tradições locais, sendo também a verdadeira festa que une as freguesias do concelho, através de vários desfiles

Hotéis esgotados durante vários dias, restauração obrigada a aumentar a sua capacidade e oferta, ou o pico nos negócios no comércio tradicional são outros efeitos imediatos da festa, que este ano decorre entre 19 e 21 de agosto, na dinâmica e movimento económico da cidade.

Dita a tradição que se acorde ao som dos foguetes, enquanto de fundo se ouvem por toda a cidade os bombos e as concertinas. Tudo por entre o desfile das mulheres com os seus trajes e a sua “chieira”, envolta em peças únicas de ouro tradicional.

E assim, Viana do Castelo torna-se na maior montra de ouro jamais vista em todo o mundo, palco de tradições únicas, dos tapetes de sal que a fé alimenta, ao fogo-de-artifício que fecha cada dia de festa que começa por entre o alvoroço e as brincadeiras dos gigantones e cabeçudos.

 

Acompanhe toda a informação em:

www.romariadagonia-mag.pt

www.facebook.com/Vianafestas.RomariadAgonia

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas