Romaria de São Bartolomeu: tradição com inovação, folia e muita animação!

Viva o São Bartolomeu, ame o São Bartolomeu, seja o São Bartolomeu – é o mote deste ano e o sentir de todos os seus organizadores e colaboradores.

Anos após ano, Ponte da Barca veste-se de Romaria e partilha a alegria e o encanto das suas festas. Este ano a tradição alia-se à inovação para oferecer, a residentes e estrangeiros, uma festa cheia de animação. A Romaria mais genuína do norte de Portugal está prestes a começar!

De 19 a 24 de agosto, Ponte da Barca transforma-se na capital das rusgas e da boa disposição. A vila veste-se de festa e as ruas transformam-se num mar de pessoas que – vindas até dos mais recônditos lugares do nosso país, e além-fronteiras -, vestem-se de folia e alegria. Este ano a tão afamada Romaria de São Bartolomeu conta com fatores diferenciadores, propostos e organizados pela Associação de Festas, constituída por 20 elementos, os quais trabalharam e repensaram o evento de forma a poder dinamizá-la.

Uma das novidades deste ano para as festas do Concelho é a loja oficial dos produtos do São Bartolomeu. O conceito desta loja prende-se com o facto de puder dar à população, que visita a vila nesses dias, artigos oficiais da Romaria oferecendo à festa um outro espírito, um espírito regionalista e de apego às tradições.

Esta loja de produtos oficias só estará aberta nos meses de julho e agosto e, como o próprio César Esteves, membro da Comissão de Festas e responsável pela loja esclarece “pensou-se na criação desta loja para dinamizar as festas. Nós, comissão de festas, e eu em particular, só estou cá como organizador. Quisemos abrir um espaço onde os barquenses podessem vir comprar produtos alusivos à Romaria, mas nunca para fazer frente às lojas de artesanato de Ponte da Barca. Nós, na Comissão de Festas, estamos aqui porque gostamos da nossa terra e das nossas tradições. Queremos fazer da Barca um lugar melhor. Mostrando o nosso profissionalismo e oferecendo o melhor para acolher a todos aqueles que queiram vir visitar-nos”.

A loja oficial, que veio dar uma nova vida a Romaria e à forma como ela é vivida, contém produtos para venda que priorizam os produtores barquenses, os quais, através desta loja podem ver os seus produtos expostos e reconhecidos, criando-se assim três kits para venda ao público:

Kit criança: contém um saco/mochila, porta-chaves, t-shirt, crachá, caneta com luz e pulseira;

Kit Regional: garrafa de vinho, mel, azeite e enchidos da região, compota e um saca rolhas;

Kit Romaria: saco/mochila, chapéu, t-shirt (homem, mulher), caneca em chapa, pulseira e porta-chaves com motivos do São Bartolomeu.

Todos estes kits, e muitos mais produtos, estão disponíveis para fazer da Romaria uma marca conceituada e cheia de aficionados.

Mas como a inovação nem sempre é bem-vinda, quisemos apurar alguns testemunhos de pessoas que, levadas pela curiosidade, decidiram visitar o espaço e deixaram entrever a sua opinião. “Confesso que resisti a entrar na loja várias vezes. Aquilo que se diz pela vila não é positivo, há muitas pessoas a falarem sem saber do assunto, mas agora que entrei e vi o bonito que é o espaço, felicito aos organizadores. Fiquei muito contente e até comprei um santinho (São Bartolomeu) para honrá-lo no seu dia”, comenta dona Ilda, residente no estrangeiro e que visita a vila nestes dias para um merecido descanso.

A propósito deste sentir também estivemos à conversa com o Presidente da Associação de Festas, Michael Sousa, que exprimiu a sua opinião acerca da Romaria deste ano. “Todos aqueles que fazemos parte desta Comissão de Festas estamos aqui para dar o nosso contributo sem esperar nada em troca. Gostamos da nossa terra e queremos que o São Bartolomeu seja cada vez mais uma referência positiva para o país e também no estrangeiro. Por isso a criação desta loja; por isso a nossa preocupação de dinamizar a festa no seu todo. Queremos um São Bartolomeu cada vez melhor, mas para isso precisamos do apoio de todos”, garante.

A mais genuína Romaria do Alto Minho está prestes a começar. “Só queremos ser uma referência positiva e que esta festa, tão importante para nós, Barquenses, tenha qualidade e ofereça a todos aqueles que nos visitam razões – boas razões – para gostarem e quererem voltar. Só assim dinamizamos a nossa vila e conseguimos promover e mostrar ao mundo aquilo que de melhor temos. Somos um povo acolhedor e hospitaleiro e é assim que nos queremos dar a conhecer. Queremos elevar a fasquia, mas para isso precisamos de todos. Trabalhamos com afinco e profissionalismo, trabalhamos para e pela Barca”,  afirma César Esteves, colaborador e responsável pela loja oficial dos produtos do São Bartolomeu.

Ambos os representantes aproveitaram ainda a oportunidade para convidar todos aqueles que desejem desfrutar das festas do Concelho a fazer uma visita não só à loja de produtos oficias, como também se informem nos canais oficiais da Romaria que estão  nas redes socias:

https://www.facebook.com/sbartolomeupontedabarca/

Site oficial de festa: http://romaria-saobartolomeu.pt/

Vídeo: https://vimeo.com/circuloperfeito/pontedabarca

NOTA: Fotografias e vídeo cordialmente cedidos pelo Círculo Perfeito, fotografia e vídeo, em Ponte da Barca.

 

No tags for this post.
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
🎉  Mais Festas
📌 Mais da Barca