Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Rui Sousa recandidato em Barroselas e Carvoeiro

a4

O atual presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, recandidata-se pelo Partido Socialista nas próximas eleições autárquicas, com o objetivo de “Renovar a Confiança” nesta União de Freguesias.
O candidato Rui Sousa pretende dar continuidade ao desafio assumido em 2013. “Acredito que temos todas as condições para prosseguir este ciclo de renovação, mas também a experiência e a vontade necessárias para enfrentar novas exigências”, defende.

O autarca, que lidera o Executivo da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro há oito anos, recandidata-se àquele que será, se for reeleito, o seu terceiro e último mandato. “Queremos chegar onde ainda não foi possível”, afirma Rui Sousa, destacando que pretende finalizar este percurso com a convicção de “dever cumprido”.

“Nestes 8 anos, elaboramos e desenvolvemos vários projetos para garantir mais qualidade de vida, dos quais muitos já concretizados, outros que se encontram em execução ou que irão avançar brevemente. Projetos esses que exigiram um planeamento sério e que vão beneficiar toda esta União em oportunidades e desenvolvimento”, garante.

De acordo com o candidato, este foi um trabalho realizado “com empenho, dedicação e em prol da comunidade”, que exige tempo e meios, admitindo que “os resultados nem sempre aparecem com a rapidez que desejamos”.

PUB

Rui Sousa realça também a proximidade com a população na resposta à pandemia e o papel desempenhado, no terreno, pela junta de freguesia. “Num contexto de particular incerteza e insegurança, como aquele com que a pandemia nos confrontou a todos, estivemos ao lado dos Barroselenses e Carvoeirenses, apoiando os mais vulneráveis, prevenindo e sensibilizando”.

Nas autárquicas de 2021, Rui Sousa contará com a equipa que o acompanhou nas eleições anteriores, mas também com alguns novos elementos, entre os quais independentes. “Estarei disponível para ouvir ideias e discutir pontos de vista diferentes, de forma transparente e construtiva, sem polémicas partidárias nem ataques pessoais”, assegura.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Esta é uma das 26 candidaturas a Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho de Viana do Castelo com o apoio do PS. Luís Nobre, atual vereador e candidato à Câmara Municipal, acredita que Rui Sousa, de 45 anos, reúne as condições necessárias para continuar à frente do destino de Barroselas e Carvoeiro.

“Tem qualidades que fazem dele um autarca muito próximo das pessoas, acessível e disponível. O trabalho feito fala por si. O programa proposto foi cumprido de forma competente e, acima de tudo, séria”, considera.

PUB

Para Rui Sousa características de cada espaço são a chave para o sucesso no futuro: “Temos de reconhecer dois territórios que o são, únicos nas suas diferenças e mais-valias, traçando prioridades e metas com um objetivo comum: as pessoas”.

Luís Nobre destaca também o grande trabalho efetuado nestes oito anos, em Barroselas e Carvoeiro, ao nível da planificação e execução. “As juntas de freguesia exigem uma dedicação exemplar e as Uniões, em específico, exigem um exercício ainda mais complexo. E? uma gestão que assenta na cooperação, no respeito e no reconhecimento de que os representantes locais são indispensáveis na coesão territorial.”, reconhece.

Entre 2017 e 2021, o investimento canalizado para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, através do Município e outras entidades, permitiu concretizar um conjunto relevante de intervenções em infraestruturas, equipamentos, serviços e iniciativas.

PUB

Em Barroselas, por exemplo, fez-se a remodelação do Largo da Feira, a construção do posto da GNR, a implementação do saneamento e alargamento da rede de águas, a requalificação da Escola Básica e Secundária, a eletrificação da linha férrea e inaugurou-se o Espaço Cidadão, o primeiro do concelho de Viana do Castelo. Procedeu-se ainda à renovação da sinalética nos trilhos do Rio Neiva e foram requalificadas as instalações da ADB – Associação Desportiva de Barroselas, entre outras.

Em 2020, foi também aprovada a criação da Área de Reabilitação Urbana (ARU), garantindo o acesso a benefícios fiscais em construção deste tipo.

Atualmente, está em curso a empreitada para a recuperação e ampliação do edifício da antiga Casa do Povo, que irá funcionar como Sede da Junta de Freguesia, Balcão da Segurança Social e Centro Cívico, com um anfiteatro para eventos.

Já em Carvoeiro, foi elaborado e executado o projeto da Capela Mortuária, feitos arranjos na envolvente da Capela de Santa Justa e Parque de Valinhas e obras para a requalificação do edifício da Junta. Foram criadas respostas, ao nível do transporte escolar e alargamento de horários, de forma a garantir o funcionamento da EB1 e passou a estar disponível o serviço móvel “Saúde + Próxima”. Continuam a ser efetuadas obras no sentido de alargar a rede pública de água e o estudo para a implementação do saneamento básico está em fase de conclusão. Foi também apresentado o projeto para a requalificação do Polidesportivo e criação de um Parque Infantil.

PUB

Paralelamente, realizou-se um trabalho contínuo de melhoria de vários arruamentos em ambas as freguesias, assim como a pavimentação de vias essenciais como a EN305 (concluído) e a EN308 (adjudicado). Foram também reforçados os apoios nas áreas educativa e social, bem como à cultura, ao desporto e ao associativismo. Em perspetiva está já a instalação da rede de gás natural na União de Freguesias.

Independentemente dos resultados autárquicos, até 2023, a nova Via do Vale do Neiva, orçamentada em 8,5 milhões de euros, será também uma realidade.

“Os objetivos atingem-se com inteligência e competência. Não chega ter terrenos e trazer investimento se depois não temos boas acessibilidades que garantam a sustentabilidade e competitividade das empresas”, considera Luís Nobre.

Em causa está a criação de uma Zona Industrial em Barroselas, uma reivindicação antiga e que irá integrar a nova proposta autárquica liderada por Rui Sousa.

“Com a concretização da nova Via do Vale do Neiva, teremos todas as condições para atrair e fixar mais empresas. Essas condições não existiam antes e, por isso, só agora faz sentido propor a instalação de uma Zona Industrial em Barroselas, e que será necessariamente articulada e dinamizada em conjunto com a Zona de Atividades Económicas já existente em Carvoeiro”, defende o candidato.

O programa eleitoral completo será divulgado aos Barroselenses e Carvoeirenses no início de setembro.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas