São Julião recebe festival gastronómico

Festival Gastronómico Sabores Serranos

Um ano mais, o parque de São Sebastião, em São Julião, acolhe o festival gastronómico Sabores Serranos. Música, folclore, passeios deTT, tasquinhas com vários petiscos e a famosa pega do porco prometem animar o certame durante este fim-de-semana.  

Amanhã às 15.30h sobem ao palco dois grupos de concertinas e cantares ao desafio. Para a noite está reservado um concerto do grupo musical “Amigos de Guimaraes”.

Os tradicionais petiscos à base da carne de porco estarão presentes durante os dois dias nas diversas tasquinhas do espaço. Presunto, chouriço, rojões, leitão e a orelha de porco vão acompanhar com o bolo do tacho, a broa de milho cozida nos tradicionais fornos a lenha, o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, bem como a doçaria tradicional e os vinhos verdes locais.

O momento de destaque da edição deste ano está agendado para domingo, dia 13 de Junho pelas 17.30h, quando se realizará a pega do porco na lama. Haverá equipas, constituídas por dois elementos, que tem de mostrar a sua destreza em agarrar os javalis num recinto fechado e totalmente enlameado. Vence quem conseguir agarrar o animal no menor tempo possível. 

Ao longo de dois dias o parque de São Sebastião será palco de concertos e cantares ao desafio, atuações de grupos de folclore da região, preparação das queimada serrana e um passeio tt de jeeps.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O festival gastronómico é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença, da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São Julião e conta com o apoio das Adegas Edmund Val e Rolan e do Clube de Tração às 4.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas