Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Secretária de Estado da Saúde respondeu a perguntas de jovens em Esposende

1_mesa_presidencia

Raquel Duarte esteve presente na sessão, que teve um formato pouco habitual, a convite da Associação Cidadãos de Esposende.

 

“Tenho uma pergunta para si!”. Foi este o tema da sessão organizada pela Associação de Cidadãos de Esposende, que contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

 

PUB

O local escolhido para a sessão foi a Escola Profissional de Esposende, um ambiente descontraído e de proximidade onde os jovens de Esposende puseram as suas questões a um membro do governo.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Uma sessão multifacetada

A sessão iniciou com um momento musical dos alunos da escola, seguido de uma intervenção de Ana Soeiro, psicóloga na APF – Associação para o Planeamento da Família, que abordou a sexualidade nos jovens e formas de prevenção.

PUB

 

Durante a sua intervenção, Ana Soeiro abordou as diferentes doenças sexualmente transmissíveis e a forma como se manifestam, chamando a atenção dos jovens que a prevenção é o primeiro passo na sexualidade.

 

PUB

Seguiu-se a parte destinada a perguntas, onde os jovens tiveram a oportunidade de questionar a Secretária de Estado da Saúde sobre temas que os preocupam. Foram várias as questões e todas elas atendidas de forma carinhosa por Raquel Duarte, que foi dando resposta a cada uma delas numa proximidade que cativou todos os presentes.

 

Foram momentos de grande cumplicidade entre os jovens e a secretária de Estado, sendo visível a boa disposição na sala que num ambiente de total entrega assistiu às diferentes intervenções de Raquel Duarte.

 

PUB

Mensagem à juventude

A sessão “Tenho uma pergunta para si” logrou retirar aos jovens algumas das suas duvidas e transmitir que o governo de Portugal está próximo deles, sendo esta uma das mensagens que a secretária de Estado da Saúde passou aos jovens.

 

“Só há uma forma de sabermos como está a nossa comunidade, é estar com ela”, disse, considerando que o governo existe para estar presente e que ações como esta são um exemplo de comunicação.

 

A visita da Secretária de Estado foi apoiada pelos responsáveis máximos de várias entidades; hospitais, Santas Casas de Misericórdia, Cruz Vermelha ou Bombeiros foram algumas das que marcaram presença numa sessão pouco habitual no distrito de Braga.

 

O convite para a presença nesta sessão foi realizado pela Associação de Cidadãos de Esposende.

 

No seu discurso, a Secretária de Estado da Saúde referiu que demorou apenas uns segundos a decidir que aceitava, dada a novidade e desafio de uma sessão com estas características.

 

No final a mensagem passou, os jovens saíram mais informados, mais conscientes e sobretudo saíram com uma ideia de que eventualmente existe um governo que pretende estar próximo da juventude e que quando se lhe lançam desafios interessantes pretende estar presente e próximo dos cidadãos.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas