Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Segurança nas praias de Caminha em causa

Posto do nadador-salvador em Caminha

Esta preocupação foi vinculada numa reunião preparatória que juntou Município, Capitania do Porto, presidentes de Junta e concessionários.

No âmbito das praias existe, por um lado, uma enorme preocupação quanto à sua segurança uma vez que escasseiam os nadadores salvadores, mas também porque «a lei obriga agora à aplicação das condições gerais do trabalho a estes trabalhadores e logo implica um aumento da despesa, porque os ordenados a pagar crescem significativamente».

«Salvos aspectos quase de pormenor tudo decorreu bem no último Verão Azul, em que Caminha içou a Bandeira Azul da Europa nas quatro praias marítimas», declarou nesta reunião Guilherme Lagido, vice-presidente da Câmara Municipal.

Por sua vez, Rodrigo Paços, comandante da Capitania do Porto de Caminha, prometeu «fazer chegar aos concessionários toda a documentação manifestando total abertura para os auxiliar em toda a parte burocrática».

PUB

Já os concessionários assentam a sua grande preocupação na segurança das praias. «Por um lado está a falta de nadadores-salvadores e, por outro, os custos que os concessionários dizem não conseguir suportar».

Os concessionários querem que «a Câmara suporte pelo menos parte da despesa». No entanto, a contratação dos nadadores salvadores e os respectivos custos são responsabilidade dos concessionários e isso mesmo está previsto no contrato que realizaram com a APA.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Guilherme Lagido prometeu «analisar a questão, auscultar outros municípios e a própria APA, até para perceber se, legalmente, o Município pode assumir despesas com nadadores salvadores».

 

PUB

 

Futuro incerto

Enquanto a segurança das praias ainda gera alguma dúvida, isto devido aos concessionários terem alguma dificuldade em suportar os custos com os nadadores-salvadores, a informação das praias contempladas com bandeira azul já se conhecem.

PUB

O concelho de Caminha mantém o azul da qualidade nas mesmas praias do ano passado.

Assim, foi anunciado no domingo passado pela Associação Bandeira Azul da Europa  as praias contempladas que, no caso do concelho permite sejam hasteadas em Caminha, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão.

Recordemos, que este galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental, assim como a qualidade das suas águas.

A interrogação neste momento é, porém, a questão da segurança? Será que a Associação Bandeira Azul da Europa está a par da situação?

PUB

         

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas