Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção

O novo tesouro da gastronomia monçanense, com assinatura do Chef Vítor Sobral, foi apresentado, no dia 15 de janeiro, no Palácio da Brejoeira. Entre 21 e 29 de janeiro, decorre a “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”, com a participação de 22 restaurantes do concelho.

Partindo da preservação, valorização e inovação da gastronomia local, o Município de Monção apresentou, no passado dia 15 de janeiro, no Palácio da Brejoeira, a nova receita do “Bacalhau à Monção”, da autoria do Chef Vítor Sobral, uma referência na gastronomia nacional, conhecido por interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses. Foi também apresentada “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”, que terá lugar entre 21 e 29 de janeiro, com a participação de 22 restaurantes do concelho e a colaboração do Chef Vítor Sobral.

Na primeira edição deste evento, o Chef Vítor Sobral promoveu na EPRAMI, um showcooking aberto ao público interessado, assim uma ação de formação da sua receita à restauração monçanense.

Na apresentação, António Barbosa referiu que “o lançamento deste prato foi preparado pelo Município durante algum tempo, sendo a concretização de um desafio lançado pela restauração local”. A partir de agora, sublinhou, “será mais um fator diferenciador do nosso território e um veículo privilegiado para trazer mais gente a Monção”.

Acrescentando, “é fundamental que os critérios, embora exigentes, sejam rigorosamente contemplados na confeção”.

Frisando que a receita do “Bacalhau à Monção” foi como montar um puzzle, encaixando cada produto no lugar certo, o Chef Vítor Sobral revelou que “o novo prato consubstancia a premissa de uma cozinha de conforto com ar regional”, ou seja “apresenta uma silhueta inovadora, sem perder o encanto tradicional”.

 Acrescentou: “O segredo deste prato está na qualidade dos seus produtos e no cuidado a ter na sua confeção. É tecnicamente trabalhoso, mas de fácil elaboração. Se a receita for seguida à risca, temos em mãos algo que pode realmente fazer a diferença, contribuindo para enriquecer a culinária local”.

Confecionado com produtos locais – broa, cebola e batata – o “Bacalhau à Monção” é servido com uma fatia de barriga de porco fumada. O objetivo é que possa estar na ementa da restauração local durante todo o ano. E, se o bacalhau for demolhado nas Cascatas do Fojo, em Lara, com toda aquela água fria a correr, então, nas palavras do Chef Vítor Sobral, estaremos perante o melhor bacalhau do mundo.

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
claudialabrujominhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa