Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Servir está no ADN do Lions Clube de Vila Praia de Âncora

Logotipo do Lions

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora é uma associação sem fins lucrativos, integrado no movimento “Lions Clubes Internacional”, que se dedica a «prestar serviços de carácter social, promover e desenvolver o espírito do altruísmo, de amizade, de compreensão e de solidariedade social entre os membros da comunidade e estimular a elevação do nível ético de todas as actividades humanas».

O Minho Digital – e porque este Clube está a comemorar 36 anos – falou com o seu presidente, Alberto Magalhães. Numa conversa em que ficamos a conhecer muito mais o Lions Clube de Vila Praia de Âncora, assim como os seus objectivos e aspirações.

 

PUB

Alberto Magalhães, presidente da Direcção do Lions

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Minho Digital (MD)Quando surgiu e com que propósito o Lions Clube de Vila Praia de Âncora?

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora foi fundado em 10 de Junho de 1980 pela mão do Lions Clube de Viana do Castelo, teve como primeiro presidente o saudoso ancorense Dr. Alfredo Pinto e tem por lema “Nós Servimos”.

PUB

O Clube tem tido uma participação activa na dinamização do Lionismo, tendo fundado os Clubes de Ponte de Lima, Valença (extinto) e Ílhavo.

Atentas as suas excelentes relações com os Clubes de Espanha, o Clube está irmanado com o Clube de Pontevedra e Alicante Costa Blanca.

Os Clubes Lions estão inseridos numa ONG internacional – Lions Clubes Internacional – que é a maior organização de prestação de serviços do mundo, envolvendo cerca de 1,4 milhões de associados que realizam serviços importantes em 210 países e áreas geográficas em todo o mundo, que está a comemorar o Centenário.

PUB

“Onde há uma necessidade, há um Lion” é o grande desafio que os Lions têm vindo a cumprir, conscientes de que a comunidade é aquilo que dela fazemos.

PUB

MDQual o número de associados?

Normalmente os Lions Clubes são aprovados com um mínimo de 20 sócios. Este número tem tido oscilações ao longo dos anos e neste momento mantêm-se nesse limite.

MDQuem pode ser sócio e como o pode fazer?

Podem ser sócios do Lions as pessoas de maior idade e de reconhecida idoneidade moral, autonomia financeira e reputação na sua comunidade. A filiação como sócio é feita através de convite, devendo ser proposto por um sócio e ter o parecer favorável da comissão de sócios, sendo admitido em cerimónia adequada.

O Clube tem também amigos e colaboradores que o auxiliam em actividades de solidariedade ( recolhas de dádivas de sangue, peditórios para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e Fundação Portuguesa de Cardiologia e outras) e que enriquecem a qualidade do seu trabalho.

MD – Ao longo da vossa actividade que momentos destacariam?

Naturalmente todos os momentos em que o Clube satisfez uma necessidade. Sempre que ajudou uma criança, apoiou uma família pobre, deu melhor vida a um doente ou a um incapacitado. A sua Missão é Servir e, por vezes, os mais pequenos gestos são os mais sentidos pelas pessoas. Ajudar um menino autista, oferecer uma cadeira de rodas a uma pessoa incapacitada, fazer sessões de leitura ou de ginástica num lar de idosos, ajudar um doente a encontrar o dador de sangue compatível, entregar bens alimentares a uma família pobre, são gestos que não são onerosos mas fazem a diferença na vida das pessoas.  

MDTodos os anos o Lions distingue uma associação ou pessoa com mérito. Qual é o objectivo com esta menção?

Uma das práticas do Lionismo é “Arte do Reconhecimento” que tem vários propósitos, nomeadamente render merecido tributo a quem, por mérito, se distingue na comunidade pelo seu trabalho e dedicação e também incentivar as pessoas a seguir o seu exemplo.

Foi, nomeadamente, com estes propósitos que o Clube, neste ano de 2016, reconheceu o Mérito de uma Instituição e de um Cidadão. 

Entidade de Mérito – Santa Casa da Misericórdia de Caminha – fundada em 02.07.1516

Distinguida em reconhecimento pela sua elevada contribuição para a promoção social e cultural da população do concelho de Caminha ao longo destes 500 anos de existência e pela cooperação com outras instituições.

Cidadão de Mérito – António Manuel Garrido Barreiros

Distinguido em reconhecimento pela sua extraordinária e inigualável dedicação colocada ao serviço da divulgação fotográfica dos mais variados eventos realizados no concelho de Caminha, do seu património e das suas gentes.

 

MD – Que nomes destacariam?

Ao longo destes 36 anos de vida do Clube são inúmeras as instituições e cidadãos que foram agraciados. Seria demasiado exaustivo referenciá-los a todos, dando apenas alguns exemplos nos mais variados campos:

SOLIDARIEDADE Rotary Clube de Caminha, Bombeiros Voluntários, Conferência Vicentina;

EDUCAÇÃO Ancorensis – Cooperativa de Ensino, Patronato de Nossa Senhora da Bonança; Escola Preparatória de Vila Praia de Âncora; Associação de Pais das Escolas de Vila Praia de Âncora;

CULTURA Orfeão de Vila Praia de Âncora; Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora;

CIDADANIA Dr. Francisco José Torres Sampaio, José Viana, Maestro Shegundo Galarza; Quim Barreiros; Álvaro Meira;

EMPRESARIADO Intermarché Âncora, Hotel Meira, Hotel Porta do Sol, Restaurante Âncoramar, etc;

INSTITUIÇÕES Câmara Municipal de Caminha; Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

MD – A área social está presente no Lions. Surgem pedidos e iniciativas com alguma frequência?

Uma das nossas actividades estruturantes são as recolhas de sangue que promovemos em parceria com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação, abrangendo duas recolhas para os nossos dadores tradicionais em Junho e Dezembro mo Centro Cultural de Vila Praia de Âncora e também as recolhas em tempo de praia, na Avenida Ramos Pereira, para os dadores que nos visitam na época de férias e que se realizam nos meses de Julho e Agosto (este ano em 22 de Julho e 19 de Agosto).

Outra actividade é o combate à fome distribuindo bens alimentares a famílias carenciadas. Neste trabalho contamos, felizmente, com o apoio de alguns voluntários e da prestimosa colaboração dos estabelecimentos comerciais, nomeadamente das grandes superfícies. A receptividade e a generosidade das pessoas têm sido excelentes.

MDPor outro lado, a divulgação do Património Cultural é outro dos vossos objectivos. Estando inseridos no concelho de Caminha, consideram haver muito a fazer nesse sentido?

Um dos objectivos que o Lions vem assumindo é a defesa do nosso património, seja cultural, paisagístico ou gastronómico. Sabendo que temos uma excelente relação com os nossos irmãos galegos e com outros Clubes portugueses, as actividades de divulgação do nosso património têm sido muito participadas e constituem excelentes momentos de conhecimento e de divulgação.

Refiro-me ao património da Serra D’Arga, Vilar de Mouros, Praia da Gelfa, Dolmen da Barrosa, Monte do Calvário, Forte da Lagarteira, Parque da Gelfa, a par também dos concelhos do Alto Minho.

Refiro-me ainda à degustação e ao conhecimento dos pratos ligados à lampreia, à sardinha, ao sável, ao robalo, ao bacalhau e aos pratos de carne mais característicos como o cabrito assado à moda de Monção, o cozido à portuguesa, o sarrabulho e à doçaria como o arroz doce à moda de Afife e o leite-creme, que criam apetências novas nos participantes destes encontros.

MDTodos os anos o Lions realiza encontros específicos. O que vamos ter para breve?

Já estamos a organizar para o próximo mês de Julho o nosso tradicional Encontro de Verão que este ano nos vai levar a Ponte de Lima para uma visita ao Festival Internacional dos Jardins e ao Museu do Brinquedo.

MDAs instituições estão abertas às vossas iniciativas?

Sempre tivemos total apoio das instituições com quem privamos, graças a um relacionamento leal e empenhado das partes envolvidas.

E é fruto dessa colaboração que o Clube dispõe de uma sede no Centro Coordenador de Transportes em Vila Praia de Âncora e de um Marco Lionístico implantado em pleno Centro Cívico, cuja acesso e visibilidade permitem um contacto mais próximo com a comunidade.

MD – Quais os projectos futuros do Lions Clube de Vila Praia de Âncora?

Para além das tradicionais actividades no campo da solidariedade, estamos a preparar uma série de iniciativas de debate de assuntos de interesse comunitário, nomeadamente na área da cultura, da saúde, da tradição pesqueira, que serão anunciadas previamente e a seu tempo.

Aproveito para relembrar que a próxima recolha de sangue e da medula será feita no próximo dia 19 de Junho (domingo) no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, entre as 09.00 e as 12.30 horas.

Permita-me, antes de terminar, que agradeça ao Jornal Minho Digital esta oportunidade que me deu para divulgar o Lions Clube de Vila Praia de Âncora e o apoio que o jornal tem dado às nossas realizações.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas