Simulacro em Ponte de Lima testa Plano de Segurança Interno

Comunicado de Imprensa
Simulacro

O Município de Ponte de Lima realizou no passado dia 30 de outubro um simulacro, no sentido de testar os procedimentos a assumir em caso de emergência. A ação, que contou com a colaboração dos agentes da Proteção Civil Locais (Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e PSP), insere-se na implementação do Plano de Segurança Interno dos edifícios Administrativos do Município de Ponte de Lima.

O edifício dos Paços do Concelho e o edifício Casa da Porta de Braga foram o alvo do exercício, no qual foram testados dois cenários de emergência, nomeadamente um incêndio num edifício, com propagação ao outro, e uma pessoa em paragem cardiorrespiratória.

O exercício, além de testar o tempo de resposta dos Bombeiros, desde que foi dado o alerta, até ao momento da sua chegada, que foi de 3 minutos e 40 segundos, serviu também para testar o adequado funcionamento dos diversos equipamentos de segurança instalados, assim como os procedimentos de atuação e evacuação em caso de emergência, a implementar, tanto pelas equipas de segurança, como pelos demais colaboradores, perante as situações emergentes simuladas.

 No final do simulacro, os representantes das entidades de Proteção Civil envolvidas foram unanimes em considerar o exercício como positivo, atendendo, tanto à perceção de algumas situações a corrigir, como principalmente pelo adequado funcionamento da estrutura de segurança definida que culminou com a evacuação rápida e segura de todos os ocupantes os quais se reuniram nos pontos de encontro previamente definidos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas