Qual é o gosto de uma cor? E o som de uma textura? Essas perguntas parecem absurda, mas são perfeitamente compreensíveis para quem sofre de sinestesia, uma condição onde os sentidos do corpo ficam embaralhados, fazendo com que a pessoa tenha percepções completamente diferentes do que entendemos a respeito das coisas ao nosso redor.
Aproximadamente 4% da população mundial apresenta um dos 60 tipos conhecidos de sinestesia. Esse embaralhamento dos sentidos é mais comum do que parece, já que, na verdade, eles são normalmente conectados. “A verdade é que você não pode considerar a visão sem a audição, o paladar sem o cheiro”, explica o professor Charles Spence, que dá aulas de Psicologia Experimental na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
PUB
Um dos tipos de sinestesia mais comuns é a chamada cromestesia. Pessoas com essa condição costumam associar cores a sons e notas musicais. Nesse contexto, elas conseguem pensar em termos como “música verde”, “som amarelo” e “nota avermelhada”. Outros associam os sons a sabores, geralmente ligando sons mais agudos a gostos mais doces, por exemplo, enquanto uma terceira modalidade consegue sentir sensações na pele de acordo com os sons ouvidos.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Sinestetas, como são chamadas as pessoas que possuem sinestesia, têm grande facilidade em trabalhar com arte e muitos famosos são diagnosticados. Os principais nomes vão de Vincent Van Gogh a Lady Gaga, passando por Pharrell Williams e Eddie Van Halen.
PUB
O que causa?
A ciência ainda não conhece de fato a causa dos vários tipos de sinestesia, mas sabe-se que está ligada a determinados genes, sendo assim hereditária. Com raras excepções, os sinestetas vivem vidas normais, sofrendo apenas com alguns momentos estranhos, como quando tentam descrever para alguém o cheiro de uma palavra.
PUB
A sinestesia também é muito explorada na publicidade, já que contrastes sinestésicos costumam causar uma impressão diferente no cérebro de pessoas, mesmo que não sejam sinestetas. É mais ou menos esse o motivo de algumas marcas terem uma música ou uma cor sempre associada a elas.