Souto D´El Rei é a nova sede do Cineclube de Monção

Inaguraçõ do Cine Clube

“Foi a melhor coisa que encontramos nestes 30 anos”, começava por referir, na inauguração oficial, o presidente do Cineclube. Fernando Prego esclarecia que “há gente nova” e trouxeram a Associação para uma das ruas do Centro Histórico, onde há um bar e a rua da Independência poderá ser palco de cinema ao ar livre.
Inserida na iniciativa “Jornadas Transfronteiriças da Juventude”, a inauguração aconteceu na noite de 17 de Outubro. Fernando Prego, que lidera o Cineclube frisava: “As outras [sedes] sem inaugurações duraram 30 anos. Esta com inauguração durará 60”.
O 1º andar do edifício, pertença da Câmara Municipal, está destinado ao Cineclube, que tem “desenvolvido uma actividade em vários domínios, sendo que a principal é o cinema”. Nesse mesmo dia exibiram o documentário Alto do Minho, de Miguel Filgueiras.
O presidente da Ardina, mentor das Jornadas, salientava que “fazia falta recuperar o Cineclube. O que pretendemos é trazer jovens para aqui”. Manuel Oliveira manifestava vontade em estabelecer “sinergias” e lembrava os fundos do quadro comunitário que “estão aí para ser aproveitados”.
Patrícia Oliveira, responsável pela programação das Jornadas, referia que “esta inauguração é a inauguração de um novo espaço para fazer acontecer. O importante é fazer acontecer”.
A sede tinha nas suas paredes um conjunto de fotografias de Marcos Guilherme. Fotografias das paisagens do Alto Minho, que vão percorrer todos os Municípios do distrito de Viana, Braga e Porto.
O vereador das Actividades Socioculturais esclarecia que “a dinâmica das colectividades tem por base muito trabalho. E aqui é visível a humildade com que o Sr. Prego e o Sr. Joaquim trabalham”. Paulo Esteves informava: “O executivo aprovou, com agrado, a cedência destas instalações ao Cineclube. Tem aqui uma sede que podem rentabilizá-la”.
Num concelho com diversas associações juvenis, Paulo Esteves anunciou para 2016 a reactivação do Conselho Municipal de Educação.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas