Teatro “A Herança!” em Lanheses

Amanhã, sábado, pelas 21:00 horas, temos teatro em Lanheses, com a peça ‘A Herança’.<--break->Após muito tempo afastadas, quatro irmãs reencontram-se durante o enterro da mãe.

Juntas, elas terão de decidir o que fazer com a herança, o que servirá de pretexto para relembrar as próprias vidas, bem como a relação familiar. As divergências são inevitáveis, pois elas seguiram caminhos muito diferentes: Selma, a irmã mais conservadora, está casada com um militar e leva uma vida disciplinada em Darque; Regina, é divorciada,  está de bem com a vida e , depois de alguns casamentos, prefere ficar solteira. É esotérica, não costuma se reprimir e tem uma visão “alto astral” da vida; Maria Lúcia abandonou um casamento convencional e o filho para viver um grande amor no Brasil e veio especialmente para o velório e a partilha dos bens; e Laura, a caçula, revela-se uma intelectual sisuda e surpreende as irmãs ao assumir a sua homossexualidade.

A divisão dos bens familiares é mero pretexto para que o texto esmiúce a intimidade de cada uma daquelas mulheres: o passado vem à tona, assim como as frustrações, os traumas, as desavenças e, claro, o afecto e a forte ligação amorosa entre as quatro irmãs.

O texto intercala humor, ironia a momentos de alguma emoção. Durante o encontro, elas discutem e brigam, mas ao mesmo tempo relembram os bons tempos passados e descobrem muitas novidades sobre elas mesmas.Vivem intensamente suas afinidades, seus problemas e suas diferenças.

O conflito, que as diferencia e divide  que abre espaço à crueldade, permite que ao final se retome a unidade familiar. A inegável acção do tempo e sua corrosão sobre as emoções humanas são a fonte de dramaticidade.

O humor não é o elemento que norteia os diálogos e a acção – em primeiro lugar está a coerência de cada personagem e suas contradições.

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa