Editorial

TGV 1999
Picture of Dina Ferreira

Dina Ferreira

Uma imagem vale mil palavras. Esta manchete do jornal Público (abaixo) datada de julho de 1999 traz a seguinte informação:

w

“TGV VAI LIGAR LISBOA AO PORTO EM 1H15 – Grupo de trabalho tem pronto plano para comboio de alta velocidade | 10 anos para unir as duas maiores cidades portuguesas | Investimento será de mil milhões de contos | Mapa proposto consagra aeroporto na OTA e duas grandes estações no Porto (Gaia e Pedras Rubras)”

Passaram, entretanto, mais de 23 anos, tempo mais do que suficiente para se fazerem DOIS TGV.

Podemos retroceder e pensar onde estávamos todos em 1999 e o que sucedeu na nossa vida depois disto. Muitos de nós éramos solteiros e, entretanto, tivemos filhos que hoje já são adultos. Incrivelmente, passou-se uma geração neste hiato das intenções sem que nenhuma realidade tivesse sido concretizada.

A sina não existe. Existe realidade, diagnóstico, avaliação e ação. Ao que parece, existem também, no nosso caso, muitas pedras do caminho a impedir que o país ande para a frente.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Governos, presidentes, instituições, ninguém sai ileso. Quem sofre é o País, são os portugueses, gerações encadeadas por um dramático imobilismo. É absolutamente urgente uma revisão das estruturas, do funcionamento das instituições, para uma maior transparência e uma muito maior responsabilização por parte de quem nos governa.

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas