Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Tradição do moscatel e banana reavivada na Rua Manuel Espregueira em Viana

Há mais de meio século que é tradição em Viana do Castelo. O estabelecimento Riolanda, popularmente conhecido por ‘Bananeiro’, situado na rua Manuel Espregueira em Viana do Castelo, tinha por hábito  servir um cálice de moscatel e uma banana aos clientes, antes destes irem cear no dia da Consoada.


Fotos: Joca fotógrafos

Entretanto, por falecimento da esposa do proprietário, este acabou por encerrar a casa que, ao que se constava, «tinha as melhores bananas do burgo».

PUB

Este ano, um grupo de comerciantes daquela artéria citadina, resolveu reiniciar aquele simpático hábito e houve mesmo quem montasse uma espécie de banca à entrada da porta a fim de chamar a atenção. Foi o caso, por exemplo, entre outros, da ‘Dona Emília Casa de Hóspedes Guest House’. A gerência, o casal Nuno e Rute, não tiveram ‘mãos a medir’, juntando-se na rua mais de três centenas de pessoas, em franco convívio, com um cálice de moscatel numa mão e uma banana na outra.

Mas porque pensaram em tudo, e num exemplo raro de civismo, à medida que as pessoas se dirigiam  às suas casas para a noite de Natal, os organizadores foram recolhendo da rua as cascas das bananas que alguns mais ‘distraídos’ não conseguiram encontrar os caixotes de lixo…  

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Um bonito gesto que nos apraz registar, com a tradição reavivada e um exemplo cívico a seguir noutro tipo de eventos ao ar livre.

PUB

PUB

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas