Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Transparência «não é» com o Partido Socialista de Ponte da Barca – acusa o PSD!!

No passado mês de abril foram publicados os resultados da avaliação do Índice de Transparência Municipal relativos ao ano de 2017, organismo que avalia o grau de transparência dos municípios através de uma análise e avaliação da informação disponibilizada aos cidadãos nos websites das Câmaras Municipais. O PSD de Ponte da Barca subiu o tom das últimas acusações contra a gestão camarária de Vassalo Abreu.

Recorda-se que esta avaliação é levada a cabo com base em critérios previamente publicados e tutelada por personalidades do meio académico das Universidades portuguesas de reconhecido mérito.

 

A Comissão Política Concelhia do PSD de Ponte da Barca, em comunicado, não foi parca em acusações aos socialistas. «Por via de uma decisão irracional do anterior executivo e que em muito prejudicou o concelho de Ponte da Barca, o município barquense registou a maior queda nacional na tabela publicada, passando do 8.º lugar para o 225.º lugar nacional».

PUB

 

Perante este «resultado desastroso», sublinham os sociais democratas, «importa esclarecer cabalmente os barquenses das razões subjacentes a esta queda» e que, alegam, reside na «decisão exclusiva» do anterior executivo ter «publicado sorrateiramente», pode ainda ler-se no comunicado, «um novo site a 13 de outubro de 2017, precisamente no último dia útil de mandato autárquico uma vez que o novo executivo tomou posse em 15 de outubro de 2017. No último dia útil de mandato!»

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Sustentam que «a esta decisão condenável e levada a cabo à pressa e sem precaver a publicação de todos os dados que se constituíam como requisitos mínimos a 13 de outubro, acresce o facto de a avaliação dos sites ter lugar precisamente durante o período de 1 de junho a 31 outubro de 2017, sendo que ainda durante o ano de 2017, ainda com a anterior versão do portal da autarquia em funcionamento, não foi efetuada qualquer atualização dos dados considerados para a avaliação do ITM 2017».

PUB

 

Ou seja, acusam que «além do novo site não cumprir com os requisitos mínimos exigidos pelo ITM, a quase nenhuma informação colocada no novo site estava desatualizada, pois dada a pressa de lançar o site fez com que não existisse a atenção necessária para a atualização de informação», o que no seu entender «impossibilitou o novo executivo de tomar em mãos a decisão de publicar um novo site do município barquense, restando-lhe apenas a de oportunidade menorizar o desastre nos dez dias de contraditório exercido» e que, asseguram, «resultou na introdução de informações essenciais para acautelar uma queda que poderia ter sido ainda maior».

O PSD evoca que «a queda vertiginosa» de Ponte da Barca no índice de transparência municipal «é da inteira responsabilidade do anterior executivo com a agravante de saber que no momento em que publicava apressadamente o novo site estava em curso a avaliação para o ITM 2017».

PUB

 

Para «espanto» do PSD Ponte da Barca, «as justificações acima expostas foram feitas pelo novo executivo, quer em sede de reunião de Câmara Municipal mas igualmente em sede da Assembleia Municipal», pelo que, sentencia, «só a má-fé justifica as dúvidas e críticas lançadas em comunicado pelo PS Ponte da Barca, prática que o o PSD Ponte da Barca lamenta profundamente que mais não pretende que iludir os barquenses». O comunicado conclui que «Ponte da Barca e os barquenses merecem mais respeito e uma atitude política mais transparente».

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas