Tribuna da Verdade: O Futuro é Agora!

Hugo Sampaio

 

 

PUB

Caros Vianenses,

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Infelizmente todos sabemos que para combater esta pandemia do Covid 19 é necessário implementar um conjunto de medidas de caráter geral, social e sócioeconômico de forma a minimizar os efeitos que esta trará ao nosso País e ao nosso concelho.

Deste modo, as Câmaras Municipais têm tomado um conjunto de medidas extremamente importantes de forma a tentar combater o efeito que esta situação de emergência fará sentir nas famílias e nas empresas. Assim, as Autarquias de Braga, Gaia, Covilhã, Montalegre, por exemplo, deram excelentes sinais de como se deve interpretar e responder a esta nova realidade.

PUB

Face ao exposto deveria também a Câmara Municipal de Viana do Castelo implementar um plano estratégico de intervenção de forma a minimizar ao máximo as consequências desta crise.

Como medidas de caráter geral deveriam ser  suspensas as execuções fiscais, suspensos os  processos contra-ordenação e suspensão de taxas de encargos por atrasos no pagamento da água.

Como medidas de caráter social e sócioeconómico: Isenção do pagamento das taxas aplicáveis de ocupação da via pública, por um período de três meses para feirantes e vendedores ambulantes, suspensão da cobrança do estacionamento na rua destinando esses lugares a profissionais de saúde, disponibilização dos pavilhões municipais para permanência de doentes de transição, suspensão de cortes de funcionamento de água por período de 12 meses, isenção do pagamento da água por 3 meses como medida mitigadora para famílias e empresas, isenção total da derrama a todas as pequenas e médias empresas no ano de 2020, isenção total de taxas e tarifas municipais aos comerciantes de Viana do castelo no ano 2020, alteração orçamental (já prevista) para promover o reforço das verbas para fazer face a esta pandemia, abdicar do IVA, IRS,irc, IMI, derrama e outros impostos vindos da Administração Central, eliminação das portagens na A28, reunir com os concessionários dos parques de estacionamento para atribuir nesta fase de emergência lugares de estacionamento a profissionais de saúde e forças de seguranca, cantinas das escolas e refeitórios para alunos carenciados totalmente apoiados, isenção do pagamento da água por 3 meses como medida mitigadora para as famílias e empresas, negociar o mesmo com a EDP, abdicar das rendas das habitações sociais até junho, medidas mitigadoras para os pescadores, atribuir já dotação anual a todas as freguesias em transferência única, através da CIM proceder a um apoio financeiro extraordinário de emergência às IPSS auscultando o Governo e Comissão Europeia com verbas comunitárias.

PUB

Todos os apoios a empresas  têm de cumprir o requisito de não haver despedimento preservando todos os postos de trabalho.

O tempo é de ação! O tempo exige liderança com estratégia, visão! O tempo é de agir para ganhar o futuro pela nossa terra! Esta situação demonstra a necessidade de medidas estratégicas que são fundamentais tomar quando o estado é de emergência!

Amanhã será tarde!Verdade, Futuro, Vianenses, 

  Partilhar este artigo