Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Trilho da Carvalheira percorrido no último domingo

Comunicado de Imprensa
Trilho da Carvalheira

O percurso pedestre, realizado no último domingo no âmbito da iniciativa “Caminha para Conhecer Monção”, juntou cerca de 60 pessoas de diferentes idades e nacionalidades. O calor foi muito mas o interesse e curiosidade dos caminheiros foi ainda maior.

O calor, que já se notava às 9h00, não impediu cerca de 60 corajosos de fazerem o Trilho da Carvalheira de Abedim. Como verdadeiros exploradores, a aventura começou na carvalheira, densa e frondosa, e terminou na Capela de S. Martinho da Pena, espaço de grande devoção “encravado” entre penedos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Ao longo do percurso, numa extensão superior a 7 quilómetros com saída da sede da Junta de Freguesia de Abedim, os participantes tiveram a possibilidade de envolver-se na frescura do bosque de carvalhos e percorrer caminhos carreteiros empedrados com paragens momentâneas para apreciar açudes, levadas e pequenas parcelas de terreno dispostas em socalcos pela encosta.

Possível também atravessar alguns núcleos rurais, como Pereiro e Grandachão, e apreciar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, eram utilizados com finalidades várias como seja a moagem de cereais, lagares de azeite, serração de madeira, engenhos de linho etc.

Neste “caminhar” ponto de referência para S. Martinho da Pena que oferece uma panorâmica imperdível sobre o núcleo central de Abedim, lugares dispersos e as veigas e várzeas do Vale do Gadanha, onde corre tranquilo e sereno o rio Gadanha. Destaque ainda para a invulgaridade da Capela de S. Martinho, espaço de culto muito procurado que se localiza entre penedos.

A iniciativa “Caminha para Conhecer Monção” regressa em julho com a realização de mais duas caminhadas. No dia 4, decorre o trilho GR Monção – Lapela e, no dia 12, coincidindo com a festividade do Senhor do Bonfim, o Trilho do Senhor do Bonfim. Inscrições gratuitas abertas nos seguintes contactos: Loja Interativa de Turismo T. 251 649 013 e turismo@cm-moncao.pt

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas