Turismo de Viana do Castelo marcado por forte recuperação em 2022

No ano passado, Viana do Castelo registou uma forte recuperação do setor do turismo. Depois de dois anos muito afetados pela pandemia, em 2022 o turismo na capital do Alto Minho conseguiu recuperar e superou os resultados da pré-pandemia, em 2019, que era considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos.

Para isto contribuiu o trabalho que a Rede Municipal de Turismo tem desenvolvido com os agentes locais que operam no território e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7º município da Região Norte com maior procura turística.

De janeiro a setembro, registou-se um aumento no número total de dormidas (+9%) e de hóspedes (+8%), em Hotéis, Turismo no Espaço Rural e Alojamento local com dez ou mais camas. Verificaram-se mais dormidas de hóspedes estrangeiros do que de nacionais, mas ambos registaram aumentos significativos (nacionais +18% e estrangeiros + 2,5%), face ao período homólogo de 2019.

Os principais mercados foram Espanha, seguida de Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Países Baixos, destacando-se o crescimento de 43% no número de turistas oriundos dos Estados Unidos. Relativamente aos proveitos totais, de janeiro a setembro do ano passado, estes estão 15% acima dos níveis de 2019 e os proveitos por aposento registaram um aumento de 16%.

Comparativamente a 2019, verificou-se em Viana do Castelo um aumento do investimento privado, com um aumento generalizado no número de empresas do setor turístico, representando um crescimento e diversidade da referida oferta, a nível de alojamento, restauração, agentes de viagens e animação turística.

Para 2023, o objetivo passa por continuar este trabalho com os parceiros e agentes locais de modo a aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estada média, atenuar a sazonalidade, fidelizar e atrair mercados turísticos, melhorando a comunicação e investindo na comunicação digital. A aposta na qualificação dos profissionais é fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que continuará a aposta na dinamização de ações de formação específicas para o setor.

Recorde-se que, no ano passado, dando sequência ao trabalho desenvolvido no âmbito da Rede Municipal de Turismo, foram desenvolvidas pela autarquia, com os parceiros, diversas ações promocionais e de capacitação dos profissionais.

Destacam-se a 2ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo | Formação + Próxima, que arrancou no início de janeiro e que se prolongou até final do ano, implicando 102 horas de formação e um total de 181 certificados. Esta ação é fruto de uma parceria com o Turismo de Portugal / Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e integrou uma oferta de módulos de formação online e presencial, com o objetivo de qualificar os agentes do setor turístico e que culminou com a atribuição do selo “Destino de Qualidade” às empresas da restauração, hotelaria, atividades turísticas, comércio e transportes. Neste momento, Viana do Castelo conta com um total de 69 empresas distinguidas com este selo.

Ao longo do ano, a autarquia marcou também presença nas principais Feiras de Turismo de Portugal e Espanha: Feira de Turismo NAVARTUR, em Pamplona; Feira B-Travel, em Barcelona; BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa; Expovacaciones – Tendências e Experiências, em Bilbao; Expocidades – Mostra de Turismo das Cidade do Eixo Atlântico, em Ferrol; FIA – Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa; XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense. Estas participações, realizadas com espaço próprio ou partilhado com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, tiveram como objetivo potenciar e promover os atrativos turísticos e principais eventos vianenses junto do mercado de proximidade, bem como promover os empresários do setor.

Em 2022, foram ainda organizadas 3 FAM Trips. A primeira, em abril, trouxe Operadores Turísticos portugueses e espanhóis a Viana do Castelo, uma ação realizada em parceria com a ETPN. Em setembro e outubro, a autarquia e a Associação Fórum Turismo, trouxeram influencers a Viana do Castelo, com o intuito destes potenciarem a cidade como destino turístico de qualidade.

No ano passado realizaram-se ainda dois Meetups setoriais, organizados em parceria com a Associação Fórum Turismo, o primeiro sobre a temática “Como preparar o meu negócio para uma época diferente” e o segundo dedicado ao tema “Viana um olhar para o Futuro”.

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
press@maniadigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa