Um dia com ‘não à diferença’

Na semana passada, concretamente no dia 3 de Dezembro, foi assinalado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Agrupamento deEescolas de Vila Nova de Cerveira não foi indiferente à data e convidou dois invisuais para estarem com os alunos e transmitir as suas experiências.

Uma manhã extremamente enriquecedora quer para os alunos como para os professores. A base estava num não à diferença, mas também dar a conhecer como as pessoas com deficiência visual ultrapassam as barreiras que lhes são colocadas.

A aposta passou por transmitir alguns aspectos importantes da orientação e mobilidade dos invisuais e no qual foram apresentados dados concretos com o objectivo das crianças presenciarem como tal sucede. Nos aspectos rotineiros foi transmitido como sentar um invisual e ser um guia, entre outras dificuldades.

Por outro lado, não foi esquecido a abordagem no âmbito da leitura e escrita por parte dos invisuais. E aqui, além das ferramentas digitais, foi apresentado aos alunos o Braille como se utiliza e foi, ainda, proporcionado aos alunos a oportunidade de escreverem numa máquina Braille.

PUB

No final, a união fez a diferença e tanto alunos e professores mostravam-se satisfeitos pela aprendizagem recebida e a promessa de regressar… E é assim que se entende nas palavras dos professores ao efectuarem um agradecimento pela «grande experiência de vida que nos transmitiram e que a todos nós muito enriqueceu».

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esta é uma data comemorativa proporcionada pelas Nações Unidas, desde 1998. Ao ser assinalada, o objectivo é promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência mas, também, alertar para a dignidade, direitos  e bem-estar das pessoas com deficiência.

PUB

Esta é sem dúvida um dia em que se alerta e se procura a integração das pessoas com a deficiência, mas a luta é ainda maior porque não é um só dia que resolve todos os entraves existentes. Assim, o grito de não à diferença ecoa durante todo o ano…

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas