UMinho homenageia Alberto Gomes, lenda do futebol português

Alberto Gomes

Objetos pessoais do atleta e professor são doados à Casa Museu de Monção nos 100 anos do seu nascimento.

A Universidade do Minho homenageia amanhã, sábado, o antigo futebolista Alberto Gomes, primeiro minhoto na seleção nacional e ícone da Académica. A cerimónia é às 15h30 na Casa Museu de Monção (CMM), com a doação dos objetos pessoais do atleta a esta unidade cultural da UMinho, incluindo a camisola das quinas que envergou em 1940 em Paris.

Seguem-se intervenções do reitor António M. Cunha, de José Viriato Capela (diretor da CMM) e de Carlos Alberto Gomes (filho do homenageado), além da conferência do juiz-conselheiro José António Barreto Nunes, da abertura da exposição evocativa e dos fados do Grupo Presença de Coimbra.

Alberto Gomes nasceu há exatamente 100 anos em Monção e foi avançado do Académico do Porto e Vianense, mas brilhou na Académica, onde esteve desde o primeiro Campeonato Nacional da 1ª Divisão e marcou 166 golos em 206 jogos, um deles na conquista da primeira Taça de Portugal em 1939 (4-3 ao Benfica) e outro, já como treinador-atleta, a devolver a Briosa à 1ª Divisão.

PUB

“Berto” chegou à seleção quando esta era “território exclusivo” de jogadores do Benfica, Sporting, FC Porto e Belenenses. Pendurou as botas em 1949, mas o fair play e as zero sanções disciplinares valeram-lhe a Medalha de Comportamento Exemplar pela Federação Portuguesa de Futebol, em 1990, dois anos antes de falecer.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas na Universidade de Coimbra, Alberto Gomes foi também professor e diretor dos Colégio Camões e Colégio do Minho, trabalhou no Instituto de Saúde Mental, foi inspetor da Direção-Geral dos Desportos e, no início dos anos 70, dirigiu os Serviços Administrativos da Universidade de Angola. Em Monção tem o nome de uma rua, uma placa na casa onde nasceu e recebeu a Medalha de Ouro do município.

 

PUB

(ver anexo)

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas