Vai uma corrida?

Foto de jovens a correr

Correr é um daqueles desportos que todos nós alguma vez já praticámos. Basta apenas ter um bom par de sapatilhas, disposição e força de vontade. Não obstante, no Verão esta prática torna-se mais comum.  Quantos já vimos pelas ruas aqueles “atletas” a praticar jogging com os auriculares postos? Um sem fim deles, certamente. Algumas pessoas recorrem a esta prática em especial nesta época do ano por dois motivos essenciais: corpos mais expostos às miradas alheias e um tempo mais convidativo para sair a correr.

A corrida é a forma mais eficiente para quem quer perder peso de forma saudável. Correr acelera o metabolismo o que permite queimar calorias. Não é só durante a corrida que se queima gordura. O importante é que a corrida seja uma atividade física regular. É mais eficaz correr diariamente do que fazer um treino de várias horas seguidas.   

É muito importante saber o que é permitido fazer antes de ir correr. 15 minutos antes do treino é recomendado comer, por exemplo, uma peça de fruta, como uma banana ou maçã. As roupas devem ser leves e de tecido confortável e as sapatilhas apropriadas. Estão reunidas as condições necessárias para um treino de corrida:

O tempo da corrida deve depender da capacidade física de cada pessoa. Devem fazer-se corridas entre 30 a 45 minutos umas 3 a 4 vezes por semana.

Após a corrida, é fundamental fazer alongamentos, para evitar lesões. Além disso, deve beber-se água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

Se é daquelas pessoas que necessita de motivação para começar a treinar, aqui fica uma lista de alguns benefícios da corrida.    

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  • reduz o peso corporal
  • melhora o nível de colesterol
  • aumenta a capacidade cardiorespiratória
  • tonifica os músculos
  • reduz os riscos de enfarte
  • aumenta a massa muscular
  • ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração
  • melhora a função dos rins, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo
  • melhora a qualidade do sono
  • torna os ossos mais fortes ajudando a prevenir lesões como a osteoporose
  • melhora a auto-estima
  • aumenta a eficiência do metabolismo

Uma ‘mão cheia’ de bons motivos para aproveitar este bom tempo, sair de casa e fazer algum exercício físico. Não necessita gastar dinheiro e está a cuidar do seu corpo e da sua mente. 

 

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Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
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