“A Lampreia é um dos baluartes gastronómicos da nossa região, com forte valor cultural pela preservação da arte da pesca artesanal e o valor que a Lampreia tem, enquanto recurso endógeno e produto gastronómico de grande relevância, justifica o desenvolvimento de ações de promoção e divulgação, como a que realizamos, hoje, aqui”, referiu José Manuel Carpinteira.
Valença recebeu no dia 3 de fevereiro, na Quinta do Prazo, a apresentação pública da XIV edição da ‘Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência’ que decorre, todos os fins-de-semana, até 16 de abril.
PUBEsta iniciativa envolve a ADRIMINHO, a Confraria da Lampreia do Rio Minho, os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção, Melgaço e Paredes de Coura e este ano terá a participação de 87 restaurantes aderentes.
O ato contou com as intervenções de José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Vítor Paulo, Vice-presidente da Direção da ADRIMINHO, David Sanches, Presidente da Associação de Pescadores da Ribeira Minho, e João Guterres, membro da Confraria da Lampreia do Rio Minho.
PUB
O principal objetivo desta ação é a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido, desde sempre, um caráter de forte atratividade turística para este território, promovendo, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho, fatores que atraem milhares de turistas, neste período.
No final da sessão decorreu um momento de degustação de pratos confecionados com lampreia e ainda, produtos regionais dos vários municípios envolvidos na iniciativa.