Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Verde Noivos 2020 em Ponte de Lima registou milhares de visitantes

Estilista/Designer Isabel Lima

Desde 2007, Ponte de Lima é anfitriã da Verde Noivos, o certame dedicado a quem vai subir ao altar, ou organizar eventos festivos. A iniciativa deste ano registou um aumento significativo, consolidando a marca Ponte de Lima como destino de excelência para a realização de festa do matrimónio.

 

«Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta», o slogan da Vila mais antiga do País, que tenta contrariar a sazonalidade de certos eventos, tem gerado resultados bastante positivos, através das iniciativas que o Município implementa, juntamente com os promotores locais. E a 13ª edição da Verde Noivos foi um exemplo disso. Nas palavras do Presidente da Câmara Muncipal de Ponte de Lima, Victor Mendes: “este é no fundo um evento que procura ir ao encontro do projeto «Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta», exatamente para combater a sazonalidade, e para procurar atrair mais gente”, referiu o edil, durante a visita oficial ao evento.

PUB

O Presidente da Câmara confirmou que a Verde Noivos 2020 registou um aumento significativo de visitantes, e que tem “tido enorme adesão da parte dos empresários ligados ao setor, uma área muito transversal que gera efetivamente muita economia do ponto de vista local”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O evento proporciona às empresas uma plataforma de negócio, direcionada para este nicho de mercado, que alavanca uma multiplicidade de setores que se souberam adaptar às necessidades de uma indústria em expansão.

“Temos aqui empresários de Ponte de Lima, e da região, que demonstram ser empresas de enorme qualidade, num setor muito importante, como é este que emprega largas centenas de pessoas, o que é uma nota que nos apraz registar”, revelou o Presidente da Câmara, acrescentando que “há uns anos atrás nós não dispúnhamos destas empresas no nosso território, tínhamos que ir contratar empresas fora, e isso felizmente já não acontece”.

PUB

 

PUB

Este ano, o número de expositores atingiu as cinco dezenas e teve um crescimento considerável, e que, de acordo com Victor Mendes, “vem ao encontro também daquilo que são os legítimos anseios do outro tecido empresarial ligado ao comércio tradicional, à restauração, e à hotelaria”. Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, “quando nós organizamos estes eventos normalmente ao fim de semana temos os nossos hotéis cheios, e temos os nossos restaurantes cheios. E, portanto, esse é também um fator muito importante para nós. Como temos dito, estes eventos não podem nem devem circunscrever-se apenas a este espaço físico da Expolima”, referiu. Neste sentido, o autarca pretende alavancar a realidade de uma nova fase do mercado, em que se pretende “que haja uma dinâmica não apenas no Centro Histórico mas em todo o concelho”, de forma a contrariar as dinâmicas da tendência sazonal, da chamada época baixa, potenciando os recursos endógenos, em prol dos agentes locais, e dos empresários do setor.

PROJETO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

PUB

 

“Noivos 100% Alto Minho” prometeu um acontecimento que marcará o ano 2020 como modelo económico, social e religioso, criando um conjunto de sinergias que reforçam, afirmam e colocam à prova as potencialidades de uma região, com a agregação de produtos, serviços, empresas e instituições.

A iniciativa, solidária, com o objetivo de fortalecer uma “comunidade de Vida e Amor” tem caráter pedagógico, legal e histórico.

O casamento é um ato de reconhecimento social e um dos momentos marcantes de um caminho a percorrer que se deseja para a vida toda.

O Conselho do Vaticano II ordenou a revisão e reforma do ritual do Matrimónio no sentido de o enriquecer e valorizar, respeitando os usos e costumes locais, salvaguardando o ato essencial, que corresponde ao consentimento dos esposos diante do sacerdote.

Tornando os nubentes visíveis à luz da Igreja Católica, respeitando a memória de um legado cultural e de uma realidade intacta e protegida, o fato de Noiva do Minho, vai ser usado na sua verdadeira função, o casamento.

“Uma cultura que esquece os seus símbolos começa a morrer por dentro”.

O Alto Minho criou uma identidade única no país: o Fato de Noiva do Minho. De fazenda de lã de cor preta é decorado com bordados, aplicações de vidrilho, galões e fitas de cetim pregueadas. É usado com meias brancas rendadas e chinelas bordadas, e ao peito o ouro guardado como fator económico.

A noiva leva na mão a segurar o ramo um lenço bordado a ponto de cruz, com simbologia amorosa, e na cabeça um véu de tule branco bordado.

Os interessados em casar ao abrigo do projeto “Noivos 100% Alto Minho” deverão formalizar a candidatura até dia 28 de fevereiro, contactando a autora do projeto Isabel Lima para 966086560, ou através da página de Facebook Noivos Cem por Cento Alto Minho ou para o e-mail noivoscemporcentoaltominho@gmail.com.

Para o efeito, os candidatos devem estar em condições legais para realizarem o Sacramento do Matrimónio, terem ligações ao Alto Minho como naturais, emigrantes ou lusodescendentes. Os resultados das candidaturas serão divulgados em março em carta registada e aviso de receção.

O sentir da autenticidade de um acontecimento incomparável, com objetivos bem definidos, permite honrar o compromisso de se realizar anualmente.

Superando expectativas em visibilidade, pela expressão de interesse como “lição de vida e de valores”, teoricamente o projeto “Noivos 100% Alto Minho” tem parcerias que apoiam todas as formalidades exigidas para a realização dos casamentos e momentos especiais.

Segundo a Designer Vianense Isabel Lima, mentora do projeto, que tem o apoio da CEVAL Confederação Empresarial do Alto Minho, «a iniciativa chegou ao coração das pessoas, acolhendo-a com docilidade pura, e como testemunho de bem comum, para aqueles que vivem as suas relações, sem o sacramento do matrimónio e que sonhavam poder ter um casamento».

A missão de “Noivos 100% Alto Minho” visa efeitos vivificantes, onde se não poupam esforços para atrair um caminho, transformando a vida de casais numa vivência do evangelho, num território onde a religiosidade é apreciada.

Isabel Lima é uma artista que dinamiza a cultura e as artes com responsabilidade social, em projetos que evidenciam boas práticas e consolidação do espírito de comunidade.

Demonstrando estar onde é preciso, inspirou-se na Pastoral “Somos Igreja que acolhe” e no “Sínodo Extraordinário sobre a Família” proporcionando a um determinado número de casais, apoio no casamento.

O que parece extravagante, uma miragem, um artefacto humano ou uma tónica procurada no tempo atual, com o objetivo inédito e inusitado, é sóbrio, vem de dentro e zela pela pelo amor e felicidade de casais.

Como projeto eleva o patamar de excelência do Alto Minho com impacto na Diáspora Portuguesa.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas