A ‘via verde’ que liga Cerveira aos concelhos vizinhos

Comunicado de Imprensa
Ecopista

Foi simbolicamente inaugurada, este sábado, a 2ª fase da Ecovia – Caminho do Rio, em Vila Nova de Cerveira, com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Manuel Castro Almeida. Com este novo trajeto, o concelho fica praticamente interligado com uma via verde, de norte a sul, paralela ao rio Minho, faltando uma pequena ligação de Gondarém ao município de Caminha, cujo projeto está para breve.

 

Entre a Praia da Lenta e o Parque de Lazer de Montorros, o mais recente percurso que completa a Ecopista do rio Minho em Vila Nova de Cerveira tem uma extensão de cerca de 6 Km’s, permitindo uma vivência de contrastes da paisagem que mostra uma realidade diversa e conduz pela memória dos tempos à relação do Homem com o rio Minho.

Durante o ato simbólico de inauguração, o presidente da autarquia cerveirense realçou a “beleza natural do espaço e a potenciação para o turismo sustentável, nomeadamente o turismo de natureza, o turismo de contemplação e o turismo náutico”. Fernando Nogueira revelou-se ainda satisfeito com o equilíbrio alcançado entre a sustentabilidade económica e o ambiente.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional salientou “o bom exemplo daquilo em que vale a pena investir”, felicitando o trabalho desenvolvido pelo Município de Cerveira ao “aproveitar o património natural excelente que é o rio e a sua margem, acrescentando valor a uma riqueza existente”. O Dr. Manuel Castro Almeida congratulou-se ainda com a cooperação entre municípios vizinhos para a criação de uma via verde para usufruto das suas populações e visitantes. “Sr. Presidente parabéns porque acaba de lançar mais um tijolo em prol do desenvolvimento sustentável”, disse.

Uma caminhada com cerca de 300 pessoas saiu da Praia da Lenta em direção ao Cais de Montorros-Vila Meã, onde teve lugar uma festa tradicional com o Rancho Folclórico de Campos e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda a abrilhantarem um convívio junto à margem do rio Minho.

A 2ª fase da Ecovia – Caminho do Rio resulta de um investimento superior a 600 mil euros, cofinanciado a 85% no âmbito do ON2 – O Novo Norte, através da candidatura Biolandscape Alto Minho. A construção desta via verde tem como principal objetivo a ligação entre a 1ª Fase da Ecovia (troço poente) já construída e a Ecovia do concelho vizinho de Valença, totalizando uma extensão de 13 Km’s na margem ribeirinha do concelho de Vila Nova de Cerveira. Fica em falta uma pequena ligação entre a freguesia de Gondarém, no concelho de Vila Nova de Cerveira, e Lanhelas, em Caminha, cujo projeto está a ser desenvolvido pela autarquia cerveirense de forma a ser concretizado no próximo ano.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
notadeimprensa@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa