De 12 a 16 de março, Viana do Castelo volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, certame que este ano passa a adotar uma nova identidade: Better Tourism Lisbon.
A BTL prepara-se para celebrar a sua 35.ª edição, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Organizada pela Fundação AIP, é considerada o maior evento de turismo em Portugal e um dos mais relevantes a nível internacional, reunindo profissionais, expositores e visitantes de todo o mundo.
Evolui agora para Better Tourism Lisbon, apresentando uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o sector com um turismo de melhor qualidade – assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social.
Nesta edição, o Município integrará o stand “Amar o Minho”, do Consórcio Minho Inovação (que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave), inserido no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, localizado no Pavilhão 1, numa promoção integrada da região.
PUBEsta participação tem como objetivo reforçar a promoção do território, dar a conhecer a sua oferta turística, a diversidade e qualidade dos seus agentes locais na área do alojamento, restauração, animação turística e enoturismo, levando a descobrir as diferentes experiências que o Município oferece durante todo o ano.
Assim, durante os cinco dias da BTL, o Município dinamizará diferentes momentos de animação como provas de vinho e degustação gastronómica em todos os espaços que estamos representados e somos parceiros, mostra de artesanato certificado com trabalho ao vivo da artesã Conceição Pimenta que também promoverá um workshop sob a temática dos “Bordados de Viana do Castelo”, para além de serem realizadas diversas apresentações que colocarão em destaque “Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico”, “Geoparque Litoral de Viana do Castelo – Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO”, Galardão “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025” e “2025 HERTZ FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP”.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

Será aproveitada esta presença para ser realizada a assinatura do Acordo de Colaboração da Azenha d’Almerinda (Alvarães) à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, dinamizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino e do Presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Fernando Martins.
A Fundação Gil Eannes também marcará presença juntamente com o Município, com a promoção do Navio-Museu, aproveitando ainda para destacar este espaço cultural como parceiro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, produto turístico que, atualmente, em Viana do Castelo, conta com seis parceiros.
PUBO Geoparque Litoral de Viana do Castelo também participará na BTL integrado no Stand Geoparques Mundiais UNESCO, Nacionais e aspirantes, localizado no Pavilhão 2, e dinamizará diversas ações para dar a conhecer este importante atrativo e promover o trabalho que tem vindo a desenvolver, no âmbito da valorização do património geológico, biológico e cultural de Viana do Castelo como motor de desenvolvimento sustentável.
No stand dedicado ao Turismo Religioso, também no Pavilhão 2, estará em destaque a Romaria d’Agonia através da presença da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, que também dinamizará diversas ações ligadas à Romaria da Senhora da Agonia, dando destaque ao tema “Flores devocionais”.
Como associados da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, estará ainda em destaque o Caminho Português da Costa, que passa no Município de Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território.
PUBA presença do Município nas principais Feiras de Turismo da Península Ibérica integra a estratégia política de dinamização turística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da Rede Municipal de Turismo, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.