Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Viana do Castelo apresentada como “embaixadora da transição digital” a nível nacional

A Câmara Municipal apresentou hoje a Estratégia para a Transição Digital em Viana do Castelo, que incluiu um roteiro e a Agenda Viana Digital, num momento que contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

O Secretário de Estado realçou que este é “mais um passo de Viana do Castelo na afirmação como embaixadora da transição digital do nosso país”. De acordo com o governante, o foco não é a tecnologia, mas sim a aplicação da tecnologia ao serviço do cidadão, pelo que este é um exemplo “francamente impressionante” por se aplicar ao poder local, mas também ao país.

Mário Campolargo lembrou que Portugal preside um grupo das Nações Mais Digitais do Mundo, o que considerou ser motivo de orgulho porque a transição digital abrange todos e é um desígnio para Portugal. “Viana do Castelo é um exemplo nesta área”, frisou ainda.

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, indicou que esta Agenda Viana Digital pretende “afirmar o território e o trabalho em conjunto”, já que “as cidades são o coração, mas os outros órgãos são fundamentais porque representam um território como um todo”.

PUB

“O campeonato da transição digital vai impactar todos os desafios dos cidadãos. Esta é uma agenda criada por pessoas, mas que vai impactar as pessoas e todo o concelho para cumprir dois desígnios que são a Coesão Territorial e Coesão Social e impactar positivamente todos os cidadãos”, referiu o autarca.

A introdução de novas tecnologias digitais na gestão das cidades e no ambiente urbano trouxe uma grande variedade de novas oportunidades para as autarquias em todo o mundo. A aplicação de soluções e plataformas digitais tem vindo a acontecer em diferentes ritmos e com objetivos diferentes, mas atualmente ninguém duvida que a transição digital é um caminho que todas as cidades terão de percorrer. A Agenda Digital para a Cidade de Viana do Castelo é um plano municipal para começar a fazer esta mudança. Esta Agenda fornece, para já, informação sobre o estado atual, as metas e as iniciativas digitais do roteiro para a ação estratégica em Viana do Castelo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O consultor para a Inovação e Transição Digital do Município de Viana do Castelo, António Teixeira, defendeu que os projetos digitais têm como objetivo uma “cidade inteligente e sustentável”. A Agenda Viana Digital será alvo de consulta pública para recolher contributos dos cidadãos, instituições, empresas, entre outros agentes.

Referiu ainda que esta agenda será implementada em sete espaços digitais:  Vida Urbana, Mobilidade e Energia, Conhecimento e Educação, Economia e Trabalho, Cultura e Criatividade, Desporto e Vida Digital e Respostas Sociais.

PUB

Na sessão, foi apresentada a Sirene, aplicação móvel desenvolvida pelo Sistema de Informação Geográfica (SIG) da Câmara Municipal e pela PSP de Viana do Castelo. Foi igualmente apresentada a aplicação movel Viana Acessível, desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Câmara Municipal.

Na apresentação pública, foi ainda assinado o termo de adesão que permite a criação do primeiro Balcão SNS24 Móvel em Portugal, a funcionar na Unidade Móvel de Saúde que a autarquia vianense criou em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do programa municipal Saúde Mais Próxima, para reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade no concelho.

PUB

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas