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Viana do Castelo avançou com candidatura de 2 milhões de euros ao projeto Bairro Comercial Digital

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir nos próximos anos no Bairro Comercial da zona histórica da cidade, com o objetivo de o tornar mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana. 

O principal objetivo é fomentar uma transformação de um espaço urbano que é o cartaz de visita da cidade para todos os cidadãos, empresas e turistas. Pretende-se, assim, alcançar uma nova centralidade na cidade através da transição digital e climática do setor do comércio e serviços na cidade, em particular nos estabelecimentos existentes e nos novos negócios que se esperam atrair, mediante a disponibilização de ferramentas e serviços que contribuirão para a digitalização do setor e para a dinamização económica e social local. 

Trata-se de um projeto inovador, cuja candidatura aos fundos do PRR compete com todas as outras cidades nacionais, com um investimento previsto de cerca de 2 milhões de euros, esperando um financiamento de 1,5 milhões de euros. A primeira etapa já foi ultrapassada com a aprovação da proposta de ideia, entre 187 manifestações de interesse de outras cidades, tendo Viana do Castelo sido selecionada para submeter a sua candidatura final a esta chamada do PRR bastante exigente.

O projeto do Bairro Comercial Digital procurará a mobilidade inteligente, com uma nova gestão e monitorização dos fluxos de pessoas e veículos em tempo real, fomentando a fluidez e a harmonia de percursos, com novos caminhos pedonais e o aumento da mobilidade suave. O projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro que, com sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências e outras, promova uma descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial. Será criado um portfolio de serviços e equipamentos mais alargado, uma identidade visual partilhada, montras digitais, um conjunto de mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública WiFi e 5G, e outro tipo de inovações com vista à criação de um espaço tecnologicamente avançado e com alto valor para a prestação de serviços ao cidadão e ao comércio tradicional, através do desenvolvimento de novas funcionalidades, da integração das Lojas com História, entre outras novidades, como por exemplo a utilização da realidade aumentada.

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Numa sessão para a qual foram convidados todos os comerciantes do centro histórico, a Câmara Municipal apresentou as linhas gerais da candidatura já submetida e os resultados do inquérito realizado há um ano aos comerciantes e consumidores, que serviu de base para elaborar a manifestação de interesse e a candidatura final aos Bairros Comerciais Digitais. 

Mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente na adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local. Mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios.

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O atendimento, o contacto presencial e a forma personalizada como os comerciantes recebem os seus clientes não será substituída, mas o investimento no digital pretende melhorar experiências, modernizar e ir ao encontro do que os clientes procuram atualmente.

Este projeto vai criar novas experiências de consumo, promovendo novas interações e transações comerciais entre empresas e clientes, que incluem os turistas, criando sinergias agregadoras de valor e dinamizadoras para o centro histórico da cidade.

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A Câmara Municipal criou um consórcio com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, e outras parcerias com entidades locais, para construir este Bairro Comercial Digital, um projeto para unir a cultura histórica da cidade com os avanços tecnológicos que caracterizam as necessidades dos atuais e futuros consumidores, preparando os estabelecimentos para os desafios que surgem diariamente.

O Município irá promover o desenvolvimento e implementação das ações previstas no Plano de Ação do projeto, bem como disponibilizar os meios humanos e financeiros necessários ao seu sucesso. Já a Associação Empresarial irá ser responsável pela contratação de um Gestor do Bairro, previsto na candidatura, promovendo em conjunto com os comerciantes locais, várias medidas para formar, capacitar, divulgar e incentivar o uso das tecnologias digitais que serão disponibilizadas no Bairro. 

Este projeto vai ajudar a criar uma nova centralidade, como se fosse um novo espaço público, com ruas comerciais mais sofisticadas, com novos motivos de interesse para as pessoas e empresas, que possam atrair também novos públicos e acontecimentos que aumentem e diferenciem positivamente o centro histórico vianense.

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