Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Viana do Castelo galardoada com 11 bandeiras azuis em 2024

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAEE) divulgou a listagem das praias que conquistaram a Bandeira Azul em Portugal para a época balnear de 2024, sendo que Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas, mais uma que no ano anterior.


Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul são: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.

O direito de hastear e manter a Bandeira Azul pelos titulares significa que a ABAAE reconheceu, no momento da atribuição, o cumprimento de uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade. Após essa atribuição, os respetivos titulares assumem a responsabilidade de assegurar de forma contínua a conformidade de todos os critérios subjacentes a essa atribuição, competindo à ABAAE poder realizar regularmente a verificação desses critérios nos sítios galardoados.
Recorde-se que o Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

PUB

Neste âmbito, a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
Ao longo dos últimos anos, a Bandeira Azul procurou envolver e sensibilizar a sociedade para as questões do ambiente, em particular para os assuntos relacionados com o mar.

O tema proposto para este ano pela ABAEE no âmbito da sensibilização ambiental é “O mar precisa de líderes”. Neste contexto, o município de Viana do Castelo irá promover um conjunto de atividades nestas praias, sob este lema, recorrendo aos seus técnicos da área do ambiente.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas