Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Viana do Castelo oficializa adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Em plena Semana Europeia da Mobilidade, Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, firmaram ontem o protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes.

De acordo com o protocolo, são objetivos desta rede reforçar as condições de caminhabilidade na cidade, vila e demais lugares habitados; melhorar a qualidade de vida urbana; enriquecer as sociabilidades; melhorar os parâmetros de saúde pública; universalizar a utilização do espaço público para todos; melhorar o comércio local através de centros comerciais ao ar livre; beneficiar a economia circular; diminuir a emissão de gases poluentes; incrementar a intermodalidade; aumentar a segurança da circulação pedonal e viária; formar técnicos para a abordagem específica e transversal; sensibilizar a população para os benefícios da caminhabilidade; colaborar e cooperar com todas as entidades públicas e privadas que desenvolvem ações nesta matéria.

Na sessão de apresentação da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, a Vereadora da Mobilidade, Fabíola Oliveira, indicou que “este momento é um marco” já que “participar nesta rede é extremamente importante pelo tema da mobilidade e pelo facto de podermos partilhar com outras cidades projetos, ideias e experiências”.

PUB

“O nosso grande objetivo é tornar a cidade mais sustentável e viável para o peão”, assegurou, antes de hastear a bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Já a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade assegurou que, em Portugal, a rede conta já com 45 assinaturas e que, em Espanha, a congénere já conta com mais de uma centena de cidades e vilas. “Esta é uma causa coletiva, mas que também tem de ser tratada por todos nós, de forma individual”, frisou Paula Teles.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal.

PUB

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

jornalista.manso.preto@gmail.com

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas