Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

“Viana é Tua” na Escola Básica e Secundária de Barroselas para “quebrar barreiras” entre política e juventude

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo Vereador da Educação, Manuel Vitorino, e pela Vereadora da Juventude, Carlota Borges, participou em mais uma edição do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola Básica e Secundária de Barroselas, e que contou com a presença de cerca de 30 estudantes.

“Estou aqui para vos ouvir. Este projeto proporciona um diálogo, quebra eventuais barreiras que existam entre os políticos e a juventude do concelho. Estamos a promover estes encontros porque entendemos que nos deveríamos aproximar e estabelecer com a juventude um diálogo mais profícuo”, indicou Luís Nobre, desafiando os estudantes a exercer uma cidadania ativa.
Também a Vereadora da Juventude, Carlota Borges, explicou que o executivo tem andado a percorrer as escolas do concelho “para dar oportunidade aos jovens de terem uma conversa informal com o Presidente da Câmara Municipal, indicando preocupações com a freguesia, a escola, a comunidade, abordando ainda os problemas e as ambições existentes entre os mais novos”.
A responsável considerou que o Gabinete da Juventude da autarquia “é um canal aberto para que os jovens possam partilhar os seus anseios, angústias e projetos”.
Recorde-se que, há um ano, o Presidente da Câmara apresentou este projeto municipal que visa criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para tal, Luís Nobre pretende percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
O projeto “Viana é Tua” tem por objetivos promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.
Neste âmbito, o autarca promove ações nas escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.
O “Viana é Tua”, que tem como slogan “O futuro constrói-se hoje”, pretende reforçar o compromisso do Presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das diversas sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas