Ontem, quinta-feira, a Assembleia da República votou por unanimidade a merecida a atribuição de Lanheses a Vila por razões históricas.
Essa iniciativa foi inicialmente levada pelo partido CHEGA, em 15 de janeiro deste ano. Logo a seguir, o mesmo fizeram o PS e a AD, isso por estes terem tomado conhecimento que já havia um grupo de trabalho de lanhesenses para o propor, em data bastante anterior.
Esse grupo tinha sido convocado por D. Lourenço de Almada na sua casa, o Paço de Lanheses, representante do senhorio da antiga Vila de Lanhezes (erradamente designada por Vila Nova de Lanhezes), no dia 12 de Abril do ano transato.
Desde a primeira hora puderam contar com a presença ativa de representantes de grande parte das forças vivas locais, no objetivo de se procurar uma maior abrangência possível dentro dum espírito democrático e demonstrativo da vontade popular dos seus conterrâneos.
Assim estavam também o Dr. Manuel Loureiro pela Casa do Povo, o prof. Agostinho Gomes pelo grupo escolar, o Dr. Filipe Rocha pela Direção da Junta de freguesia, o Dr. José Carvalho pela Assembleia de freguesia, o Eng. Luís Grenho pela oposição política local, o prof. Ezequiel Vale, antigo presidente da Junta e da comissão da grande festa paroquial, o Dr. Paulo Vale pela vereação do município, e o Dr. Armando Araújo, pelas forças de segurança nacional.
Este u?ltimo mostrou-se de imensa utilidade e eficiência, para com este projeto, pois aproveitou a sua grande experiência como Historiador e Investigador diplomado para apresentar um dossier completo de imensa qualidade, com todos os detalhes históricos, através da leitura dos pergaminhos originais para que esta candidatura fosse aceite com excelência. Tal como aconteceu.
No final, tudo correu bem pois a Comissão Parlamentar, em Lisboa, que estava encarregada do assunto e o CHEGA, aceitaram que se juntassem os outros dois partidos políticos na mesma candidatura.
«Diríamos nós que foi um final feliz» – concretizou uma das fontes ligada a todo o processo.
Foto da página do Facebook de Remígio Costa