Vila Nova de Cerveira acolhe “Visitação Bartolomeana”

Cartaz do projeto teatral “In Situ: Visitações Bartolomeanas”

Amanhã, sábado, a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira recebe o projeto teatral “In Situ: Visitações Bartolomeanas”. A iniciativa, apresentada pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, visa divulgar a vida e obra do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires. A entrada é livre.

A iniciativa “In Situ: Visitações Bartolomeanas”, a decorrer entre os dias 6 de novembro e 17 de dezembro, desenvolve-se em 11 espaços da região do Alto Minho. A peça de teatro está a ser apresentada em igrejas, conventos e mosteiros relacionados com a vida e obra do Frei Bartolomeu dos Mártires.

A Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira é um dos espaços escolhidos por ter sido um dos locais visitados e frequentados pelo Frei Bartolomeu dos Mártires no século XVI. O espetáculo, com entrada gratuita, chega ao concelho cerveirense no próximo sábado, dia 21 de novembro, com início marcado para as 21h30.

“In Situ – Visitações Bartolomeanas” é uma criação performativa contemporânea com texto e encenação de Ricardo Simões e resulta de uma parceria do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com a Direção Regional da Cultura do Norte, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e os respetivos municípios.

O projeto teatral celebra o Beato, cujo túmulo está situado no altar da Igreja de S. Domingos, em Viana do Castelo. Frei Bartolomeu dos Mártires, conhecido pela intervenção no Concílio de Trento e pelo cariz reivindicativo e simples, é ainda hoje venerado. Em julho de 2001, o Papa João Paulo II reconheceu o milagre proposto para a beatificação, depois celebrada a 4 de novembro desse ano, no dia litúrgico de S. Carlos Borromeu, com quem trabalhou arduamente na prossecução dos objetivos do Concílio de Trento.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
andreiacunha23@hotmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas