Vinhão saiu para o mercado com carimbo da Adega Cooperativa

Garrafa de vinhão

Em Dezembro, a Adega Cooperativa e Regional de Monção colocou no mercado um vinhão, que resultou da selecção de uvas daquela casta de alguns cooperantes de algumas freguesias do concelho. O vinho feito em exclusivo com a casta Vinhão foi colocado no mercado nacional, mas seguiu também para França e Estados Unidos da América.
Armando Fontainhas fala da necessidade de inovar nos produtos apresentados. O líder da Cooperativa conta que nesta primeira experiência seleccionaram alguns cooperantes, que ainda têm casta vinhão e pediram-lhes para vindimar no mesmo dia e reservaram aquelas uvas para fazer o lote. No total conseguiram entre 20 a 25 mil garrafas, que estão no mercado português e vão chegar a França e aos Estados Unidos da América.
Numa altura em que a região está a apostar na plantação da casta Alvarinho, a Adega tem incentivado a recuperação da casta vinhão e ainda a aposta na Trajadura. “O problema na nossa região foi que quem faz plantação planta maioritariamente alvarinho e as castas tintas vão diminuindo, mas ainda há algum vinhão e há plantações novas de Vinhão. A Adega está a sugerir aos sócios que plantem alguma coisa de Vinhão”, refere o presidente da Cooperativa.
“Temos de apresentar coisas novas e apresentar novidades e maximizar os recursos ao nosso dispor. Ao produzir Vinhão conseguimos ter um vinho com preço médio superior que nos vai permitir ter um rendimento para os nossos viticultores, que era o objectivo”, salienta Armando Fontainhas.
Em breve, a adega promete apresentar outros produtos, brancos e tinto, para continuar a estratégia de “inovar”.

Candidatura Vitis traz mais de 600 mil euros a cooperantes
Aprovada a candidatura de 2014 ao programa Vitis, os 109 cooperantes abrangidos recebem, no total, 677.789,15 euros para uma área de 51,9181 hectares.
Este ano a Cooperativa voltou a apresentar nova candidatura àquele programa.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas