Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Vinhos de Monção premiados em concursos

Uvas

Os vários vinhos produzidos e engarrafados na Sub-região de Monção e Melgaço continuam a receber prémios e medalhas nos concursos. Quer seja em território nacional ou internacional, as distinções premeiam a “qualidade” e “diferenciação” dos vinhos criados no “Berço do Alvarinho”.
Num ano em que os vinhos produzidos e engarrafados na Sub-região de Monção e Melgaço têm um selo diferenciador, os prémios ajudam à afirmação.
São várias as marcas presentes na Sub-região. 60 produtores e 2000 viticultores, geram um volume de negócios próximo dos 25 milhões de euros anuais.
Anualmente existem diversos concursos no território nacional e internacional que premeiam os melhores vinhos. A Adega Cooperativa e Regional de Monção recebeu no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados a medalha de ouro para o Alvarinho Deu-la-Deu e a mesma distinção no Concurso Nacional de Vinhos, mas neste caso com o vinho Alvarinho Adega de Monção.
No concurso de Melhores Verdes de 2016, o Espumante Muralhas de Monção foi considerado “Verde Ouro”. Em concursos internacionais, a distinção veio do Bacchus 2016 com medalha de ouro para o Alvarinho Deu-la-Deu Grande Escolha 2014. E no Mundus Vini, o Alvarinho Deu-la-Deu 2015 recebeu medalha de ouro.
A PROVAM participou, sobretudo, em concursos internacionais. No International Wine Challenge foi distinguida com duas medalhas de ouro, uma atribuída ao Portal do Fidalgo 2015 e ao Varanda do Conde 2015.
A revista Wine destacou em abril, “a capacidade de envelhecimento do Alvarinho Portal do Fidalgo”.
No concurso Prémios Vino e Mujer 2016, dois vinhos da adega, sediada em Barbeita, o Portal do Fidalgo 2015 e Varanda do Conde 2015 receberam medalha de diamante.
No Bacchus, o Portal Fidalgo de 2014 recebeu distinção de ouro. No Mundus Vini o Côto de Mamoelas e Portal do Fidalgo receberam os dois a medalha de ouro.
A Quinta das Pereirinhas participou no Concurso de Melhores Vinhos Verdes 2016 e recebeu a distinção de “Best Of Vinho Verde” com o Quinta das Pereirinhas Alvarinho Superior, colheita 2015 e medalha de prata com o Foral de Monção Alvarinho Reserva, colheita 2015.
No Decanter, o Portal de Monção foi distinguido com Bronze e no Concurso da Festa do Vinho Tinto de Tangil, o Quinta das Pereirinhas Vinhão recebeu medalha de ouro.
No mercado à relativamente pouco tempo, os vinhos Quinta de Santiago já receberam pontuações altas de críticos de vinhos. Robert Parker atribuiu-lhes 90 pontos.
Serrade foi com o vinho Terras de Monção um dos “Best Of Vinho Verde” no Concurso de Melhores Verdes 2016.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas