Vitor Paulo Pereira é candidato à liderança da Federação Distrital do PS de Viana do Castelo

Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, é candidato à liderança da Federação Distrital de Viana do Castelo do Partido Socialista, com a moção “Uma Federação ao Serviço das Pessoas e do Distrito”.

O autarca de Paredes de Coura defende “uma Federação com intervenção e com uma voz respeitada. Uma Federação organizada, congregadora e mobilizadora. Uma Federação que pensa, debate, discute e faz”, acrescentando que pretende “uma Federação útil, prática e ao serviço das pessoas e do distrito”.

Vitor Paulo Pereira sustenta que “esta candidatura estará sempre mais preocupada com a vida das pessoas, das instituições e das empresas do distrito do que com as performances políticas, apesar de sabermos que seremos avaliados pelos resultados alcançadas”.

O agora candidato à liderança da Federação Distrital de Viana do Castelo recorda que nos últimos dez anos as exportações no Alto Minho cresceram 75% e que este ímpeto exportador “conseguiu compatibilizar a dimensão social de salvaguarda do emprego tradicional, com uma dimensão competitiva capaz de criar emprego mais qualificado e promover a especialização tecnológica”.

Perante estes indicadores, Vitor Paulo Pereira insiste na necessidade de “uma economia colaborativa de patrões e trabalhadores centrada na inovação tecnológica e na energia verde, com objetivo de criar riqueza e competitividade em sectores estratégicos com transferência de valor de cima para baixo”.

O candidato à liderança da Federação Distrital defende a ideia de “uma esquerda que não esteja apenas interessada na repartição do valor, mas que participe na sua criação e exija a justa redistribuição social. Porque quem participa tem mais possibilidades e mais capacidade de exigir na redistribuição”, avisando que nos próximos dois anos esta Federação pretende “consolidar as conquistas eleitorais, que terão de ser transformadas em benefícios para o distrito”.

Na apresentação da candidatura “Uma Federação ao Serviço das Pessoas e do Distrito”, Vitor Paulo Pereira agradeceu o precioso empenho do até agora líder federativo Miguel Alves — “As pessoas felizes são gratas. Nós estamos profundamente gratos ao cessante Presidente da Federação e a todos aqueles que, com zelo, empenho e abnegação, serviram o Partido Socialista, durante todos estes anos” –, apontando as linhas de força da sua ação: “não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos. Com serenidade, mas com firmeza, procurarei sempre os caminhos do diálogo e do compromisso, mas sem fugir à responsabilidade de decidir. Sabemos o que queremos e sabemos para onde queremos ir. Não procuremos, porém, o consenso artificial ou a paz armada. Queremos diálogo, divergência, contraditório, debate, porque isso é um sinal de vitalidade partidária”, sublinhou.

Por último, o autarca de Paredes de Coura alertou que “não basta reafirmar a grandeza do partido, porque esta não é um dado adquirido. A grandeza conquista-se com gestos de coragem muitas vezes escondidos na mais humilde gente”, explicou Vitor Paulo Pereira, desde já apontando o caminho a seguir: “não permanecerei na minha gaiola dourada a pensar que na minha solidão conseguirei resolver todos os problemas. Terei de ser capaz de ouvir os outros, sem perder, contudo, a capacidade de decidir”, concluiu.

Breve currículo:

Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura desde 2013

Membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Mestre em História: Área de Especialização em Cultura e Poderes, Universidade do Minho

Durante a formação universitária foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e distinguido com Prémio de Excelência Feijó

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa