Wine & Blues Fórum

Reunidos num fórum de partilha de conhecimento e de reflexão estratégica, seis reconhecidos investigadores a nível internacional, de áreas científicas que caminham de mãos dadas, guiam-nos através da descoberta da região dos Vinhos Verdes e, muito especialmente do Vale do Lima, pelo olhar da arqueologia, da história, da antropologia e da etnografia.

Há uma história para contar a propósito dos Vinhos Verdes, uma história que transforma cada garrafa no invólucro de uma mensagem que atravessou séculos até nos ser revelada. Uma narrativa enredada na vida de homens nobres, monges, agricultores e mercadores. Uma epopeia que eleva o esforço e a sabedoria do povo do Minho!

O WINE & BLUES FORUM, que decorrerá na tarde da próxima sexta-feira, dia 26 de maio, é um convite para esta viagem no tempo com mais de dois milénios, através de um valioso património cultural e de uma memória coletiva que merece ser partilhada. Uma história que nos leva a visitar castros, ânforas vinárias, lagares escavados na rocha, mosteiros, solares e casas nobres, embarcadouros fluviais e portos marítimos, alfândegas e navios.

Pelas 17h decorrerá uma sessão de provas comentadas de Loureiros de Viana.

Viana do Castelo, cujo porto de mar foi a grande plataforma de exportação dos Vinhos Verdes nos séculos XVII e XVIII, tem por missão ser porta estandarte da projeção internacional desta identidade muito própria da região dos Vinhos Verdes. 

Esta cidade que sempre foi espaço de relações globais é, por isso, um lugar pleno de simbolismo para acolher este encontro, promovido pelo Município de Viana do Castelo, com a colaboração científica da Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho, no quadro do Wine & Blues Festival, evento de promoção do Vinho Verde que caminha este ano para sua quinta edição. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Manuel Vitorino, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, defende que “a união entre Vinho, Cultura e Património num evento cultural diferenciado é uma aposta estratégica para o Marketing Territorial de Viana do Castelo”.

Na próxima sexta-feira e sábado não perca em Viana do Castelo: o WINE & BLUES FESTIVAL! A partir das 20h venha brindar com Vinho Verde na Praça da República, em pleno centro histórico da capital do Alto Minho. Uma Mostra Vínica que revela a nova geração de Vinhos Verdes e um surpreendente cartaz musical abrem com distinção o ciclo de eventos vínicos do Vale do Lima.

Siga: 

https://www.facebook.com/wine.blues.festival

https://www.instagram.com/winebluesfestival/

winebluesfestival.com

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho

Junte-se a nós todas as semanas