Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Wines &amp – Blue Festival 2023

No último fim-de-semana de maio, as noites de sexta-feira e sábado prometem um programa imperdível em Viana do Castelo: o WINE & BLUES FESTIVAL! A partir das 20h venha brindar com Vinho Verde na Praça da República, em pleno centro histórico da capital do Alto Minho.

Uma Mostra Vínica que revela a nova geração de Vinhos Verdes e um surpreendente cartaz musical abrem com distinção o ciclo de eventos vínicos do Vale do Lima.

Aposta sólida do Município de Viana do Castelo, o WINE & BLUES FESTIVAL concretiza este ano a sua 5ª edição. O Wine & Blues afirmou-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues. Ao longo das 4 edições anteriores, passaram por Viana do Castelo 24 bandas, de 8 nacionalidades, mais de 3 dezenas de produtores de Vinho Verde e cerca de 32.000 pessoas. Manuel Vitorino, Vice-Presidente do Município de Viana do Castelo, acredita que o WINE & BLUES FESTIVAL irá “continuar a unir gerações, agregar públicos e atrair visitantes além-fronteiras, contribuindo para a promoção internacional do Vinho Verde e para afirmar Viana do Castelo como destino de enoturismo, com um programa cultural relevante”.
Na edição de 2023, o WINE & BLUES FESTIVAL propõe homenagear o papel das vozes femininas na história dos Blues. Nas primeiras décadas do século XX, nos primórdios dos “City Blues”, surgem os primeiros grandes nomes de cantoras de Blues, na sua vasta maioria mulheres negras. As “classic blues singers” reúnem nomes inesquecíveis como Mamie Smith, Bessie Smith, Etta James e Billie Holiday, que se destacaram na afirmação do Blues. A memória destas mulheres carismáticas inspirou o programa da edição de 2023, onde marcam presença duas grandes vozes femininas que exploram diferentes estilos do género Blues, desde as sonoridades mais próximas do Soul, até aos Blues Rock e às interpretações plenas de Groove.
Apresenta-se um cartaz musical de exceção que une nomes conhecidos do Blues nacional e revelações do panorama europeu de Blues. Nas noites de sexta-feira e sábado subirão ao palco duas bandas entre as 21.45h e a 1.00h.
Na programação de sexta-feira destacamos Cecilya & the Candy Kings. Nascida em Barcelona e com uma diversificada formação musical, artística e audiovisual, inicia o seu percurso musical nas Ilhas Baleares. Descoberta pelo público espanhol em 2017, graças à sua participação no programa “La Voz”, empreende uma tour internacional que passa pela Argentina, Áustria e Alemanha. Em 2023, edita o seu segundo álbum de originais “Back in 1955” no mais puro estilo rhythm’n’blues dos anos 50. A abrir a noite, a mítica Little Hands Blues Band, liderada por José Carlos Mãozinhas, guitarrista e vocalista, com Albano Fonseca, no baixo, Mário Gonçalves, na bateria, e André Seixas, nas teclas.
Na noite de sábado, sobe a palco a Lene Soul Band, liderada na voz pela italiana Elena Ruscitto. Nascida em Milão, Lene forma-se em jazz piano na Academia Internacional de Música de Milão e em canto Pop&Rock no Trinity College, em Londres. Do seu currículo artístico constam inúmeras colaborações, como a do clarinetista Paolo Tomelleri, com a Monday Orchestra, Theo Querel e Raffaella Riva, com quem escreve algumas canções incluídas no seu álbum de estreia, “Ring”, editado em 2016. Em 2014, fundou a Lene Soul Band, na qual reinterpreta as mais célebres canções de soul e R&B, apresentando-se em salas de espetáculos como Nidaba Theatre and the Sound e no Porretta Soul Festival. A abertura do palco desta segunda noite de festival será protagonizada pela Rob Salinger Band, projeto nacional que eterniza os clássicos de Rock’n’Roll, Country e Blues.

A casta Loureiro, nas inúmeras expressões que lhe são conferidas pelos produtores e enólogos da sub-região do Lima, promete ser a protagonista de uma Mostra Vínica irreverente e distinta, onde se evidenciam vinhos frescos, frutados, gastronómicos, com a assinatura de um terroir único: o Vale do Lima. A Mostra Vínica decorrerá entre as 20h e a 01h.

PUB

Na tarde de sexta-feira, 26 de maio, decorrerá o primeiro Wine & Blues Fórum, nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, entre as 14.30h e as 19.30h, realizado com a colaboração científica da Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho, consolidando a componente cultural do WINE & BLUES FESTIVAL. Este encontro visa aproximar a comunidade académica, investigadores, instituições públicas, associações e atores económicos, tendo como missão contribuir para a reflexão estratégica da valorização do Vinho Verde e do seu terroir, na sua dimensão ambiental, produtiva, cultural, patrimonial, sociológica, económica e turística.

Venha celebrar a vida, partilhar bons momentos e desvendar Viana do Castelo!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas