Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

XVIII Congresso Internacional de Jornais especializados em Caça, Pesca, Meio Ambiente e Turismo Rural e de Aventura

a1

Santa Comba – Corunha, 16 a 20 Maio de 2019. 

Uma vez mais os Caçadores Portugueses através do Clube de Caça e Pesca de Aveiro/ Vouga, foram convidados a participar na PERIODIPESCA/2019, realizada em Santa. Comba – Corunha.

A Câmara Municipal de Santa Comba, na Corunha, recebeu o XXVII Congresso especializado em caça, pesca, meio ambiente e turismo natural e de aventura, o Periodipesca 2019, que foi desenvolvido com sucesso de 16 a 20 de maio. Arquitetura, gastronomia, natureza e relaxamento fizeram viver os cinco dias, um oásis no turbilhão da rotina de quase uma centena de jornalistas e especialistas vindos de vários pontos da Espanha e Portugal para a Capital Regional de Xallas, passaram tão rápido quanto um sonho. Congressistas que, hospedados no “Hotel Xallas” e em várias casas rurais, visitaram vários pontos turísticos, tanto o anfitrião Concelho como a Costa da Morte. Lugares de sonho que ofuscaram a equipa, como a cachoeira Ézaro (rio Xallas). O ambiente da Virxen da Barca (Muxía), o miradouro e Vila de Fisterra ou o histórico Castelo de Vimianzo ou “Torres do Martelo”.

GASTRONOMIA

PUB

E da gastronomia variada que poderia ser apreciada todos os dias, com as trutas grelhadas como novidade, não vou lhe contar. O café-da-manhã foi luxuoso e o “Confraternity Dinner” a cada ano excede o sucesso da edição anterior. Uma refeição à base de “produtos da terra e do mar”, trazida das diferentes comunidades autónomas representadas: chistorra de Navarra, presunto de Guijuelo e Cáceres, queijo majorero de Castilha-León e Tetilha da

Galiza; chouriço zamorano, asturiano e galego, salame caseiro de Salamanca, empanada galega, bolos de Simancas. Mojo picón de Canarias, pacharán de Pamplona, ??licor de café galego, queimada, etc., etc. Também não pode perder os requintados vinhos Ribeiro provados (Viña Costeira, Terra Longa, Alberto, Pazo de Vieira 1932, Viña Farnadas …). Caldos que também estavam presentes na maioria das refeições e jantares.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

DIAS TÉCNICOS

Como sempre em Periodipesca, a teoria e o debate sobre a natureza, caça, pesca e turismo rural e aventura estiveram muito presentes através da tradicional Conferência Técnica. No dia da inauguração, a primeira das apresentações foi realizada, uma vez que o relator tinha compromissos assumidos antes do dia previsto para os colóquios. Manuel Vilar, licenciado em geografia e história e recentemente nomeado Diretor do Museu do Povo Galego, referiu-se ao esquecimento secular, à recuperação e aos perigos do sucesso do Caminho Santiago-Fisterra-Muxía, que foi muito interessante. Por outro lado, o resto dos relatores, Juan Pascual Herrera, Diretor da Escola da Federação Espanhola de Caça, deixou clara a importância que tem e os milhões que movem o Desporto Venatório no setor Turístico. Javier de Cabo, membro do Conselho de Pescas de Castilha-León, guia e cronista da Pesca Press, da Gaceta de Salamanca, falou da importância da pesca “sem morte” para que os nossos rios continuem a ter vida. O quarto palestrante, o professor veterinário Luís Eusébio Fidalgo, que ia falar sobre “O problema dos javalis urbanos”, não pôde fazê-lo por motivos de saúde.

PUB

CAMPEONATO DE PESCA

Passando com a seção de desportos, o vencedor do Campeonato de Pesca foi José Luís Méndez. Seguiu-se em mérito, Eduardo Garcia Carmona. Classificando-se na terceira posição, Paco Redondo que, junto com Javier de Cabo Sánchez, realizou uma exibição vistosa de montagem artificial que causou admiração entre os presentes, especialmente as aranhas, pelo aperfeiçoamento das obras. O cenário competitivo foi o rio Xallas (zona franca), que caiu com um fluxo adequado para piscicultura, mas não atendeu às expectativas dos nove finalistas e do passado menos famoso. As capturas não excederam uma dúzia, embora apenas duas peças deram o tamanho mínimo exigido pela Lei. Todos foram devolvidos ao rio vivo.

PUB

RECONHECIMENTOS 

No capítulo de reconhecimentos, nesta XXVII edição foram recompensados: a DIREÇÃO XERAL DO PATRIMÔNIO NATURAL na seção de “Instituições”, pelo seu bom trabalho ambiental e pelo apoio dado à nossa Associação. O prémio para a “Melhor Produção Audiovisual Nacional” foi ganho por “CAÇADORES DE LANCES”. Produzido por “NOVA TOMA” e exibido no “CANAL EXTREMADURA”. Na seção de “Mídea escrita”, o Diário de Valladolid-EL MUDO de Castilha León foi distinguido pela disseminação e defesa da caça, pesca e natureza. No que diz respeito às “Empresas de Caça, Pesca e Tiro”, o escolhido foi “RIO SAR” de Santiago de Compostela, referência nacional nas modalidades de tiro ao prato. Na seção “Personalidades Esportivas”, o selecionado foi Manuel Andrade Cristóban. Grande fã de caça e pesca. Ex-Presidente da Federação Galega de Caça, da Real Federação Espanhola de Caça e da FACE (Federação Europeia de Conservação de Caça). No capítulo de “desportista” o escolhido. PARABÉNS.

Ao meu Amigo Luís Macias Esteves, o muito nosso obrigado e muitas felicidades nas próximas PERIODIPESCA – GALIZA.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas