XXII Feira Mostra de Produtos Regionais do Alto Minho começa hoje

Cartaz de Coura

O concelho altominhoto de Paredes de Coura recebe a partir de hoje e até domingo mais uma edição do certame da Feira Mostra. Este evento tem como primordial finalidade a promoção dos produtos locais e regionais, incentivar a sua qualidade e promoção, fomentando a produção ao mesmo tempo que se evidencia as suas potencialidades.

Este ano a feira conta com cerca de 76 expositores distribuídos pelo artesanato, onde se pode encontrar uma grande variedade de artigos: traje regional, artigos de couro e cortiça (sacos, carteiras), acessórios de moda e bijuteria, variada tapeçaria artesanal, bordados regionais e instrumentos musicais tradicionais. Destaque, ainda, para os produtos agrícolas, agro-indústria e tasquinhas. Existe, também, um conjunto de produtos de grande qualidade gastronómica, fumeiro e enchidos tradicionais, vinhos e licores, biscoitos e pão de milho do forno a lenha, o bolo do tacho, as pataniscas, toda uma gama de salgadinhos e doçaria tradicional do concelho e da região. De salientar que o segredo da confecção destas iguarias atravessa gerações, tendo sido transmitido de avós para pais e destes para os filhos.

Mas a verdadeira alma courense transparece nos cantares à desgarrada que, à noite, junto às tasquinhas acontecem a reboque das concertinas. É ali que um mar de gente costuma terminar a noite em grande folia.

A feira inaugura hoje pelas 16 horas com a actuação do Grupo “Voz Amiga”. A animação noturna será feita com o “Grupo de Cordas 6tás9”. Amanhã a abertura da feira está marcada para as 10 horas, seguindo-se a actuação do Grupo de Concertinas “Os amigos de Sobreposta” que voltará a actuar às 15 horas. Na Casa do Conhecimento decorre pelas 14h30 a palestra  : “Recuperação de Variedades Regionais de Macieiras do Alto Minho” pelo Professor Raúl Rodrigues da Escola Superior Agrícola de Ponte de Lima, numa organização da Quinta das Águias. Para as 16 horas está marcado o concurso de biscoitos da broa e biscoitos de milho. O Grupo “Roconorte” de Monção encerrará o segundo dia do certame.

No último dia, domingo, para além da abertura da feira às 10 horas, o programa traz os sons do folclore, a partir das 15h30 com o Festival de Folclore que conta com a participação do “Grupo Etnográfico de Paredes de Coura”, “Rancho Folclórico Flores do Campo” (Nazaré), “Grupo Folclórico As Florinhas do Alto Minho” e “Rancho Folclórico São Tiago” (Mirandela). A  XXII edição da Feira Mostra de Produtos Regionais do Alto Minho encerra às 20 horas.

A Feira Mostra de Produtos Regionais do Alto Minho, é uma organização da MostraCoura com o patrocínio do Município de Paredes de Coura.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Junte-se a nós todas as semanas