3.ª Edição da LIVRINDIE – Feira do Livro Independente

No último fim de semana de julho, dias 24, 25, 26 e 27, em Arcos de Valdevez (Campo do Trasladário), decorrerá a 3.ª Edição do evento Livrindie – Feira do Livro Independente.

A caminho de se tornar um evento de referência no plano nacional, pois já o alcançou a nível regional, a Livrindie – Feira do Livro Independente – avança mais uma etapa do seu projeto cultural visando promover o livro e a literatura independentes, nesse sentido a produção e organização da Contra Escrita – Edições (de Filipe Faro da Costa) convidou diversas editoras independentes, bem como diversos autores e artistas de várias áreas a participar no evento.

O mote da Livrindie – Feira do Livro Independente continua a ser a promoção do objeto “Livro” enquanto suporte para todas as artes, acompanhando os projetos independentes, novos e emergentes, considerando todas as artes bem-vindas a esta 3.ª Edição, seja através do livro, ou outros suportes artísticos.

No ano transato foram treze as editoras participantes, este ano contamos com pelo menos dezassete editoras além de dois autores que se farão representar com a sua própria banca de livros. Teremos pelo menos dezanove apresentações literárias, o que representa um crescimento exponencial na ordem do dobro em relação à edição anterior, além de sete concertos musicais, uma oficina de fotografia a cargo do premiado e renomado fotógrafo Eduardo Pimenta (a qual requererá inscrição prévia), uma oficina criativa em permanência para crianças que será levada a cabo pela Plurallma, sendo que temos este ano o objetivo declarado de oferecer às crianças o seu devido e legítimo espaço todos os dias na Livrindie, mas com especial enfoque no sábado de manhã (26) com apresentações de livros infantis e outras atividades.

PUB

Das editoras convidadas está prevista a participação de dezoito, estando até ao momento confirmadas a Musa Impassível; Mundo da Canção; Antígona; Orfeu Negro; Falas Afrikanas; Planeta Tangerina; Abysmo; Araucária; Chili Com Carne; Principia; Sopa de Letras; Albana Lima; Apuro Edições; Sistema Solar; Documenta; Fração K e por fim a ContraEscrita. Dois autores estarão presentes com banca própria, sendo eles António Carlos Santos e Jorge Chichorro Rodrigues. Esta 3ª Edição, contará como referido com um aumento considerável do número de apresentações literárias, esperando-se pelo menos quinze autores a apresentar as suas obras, sendo que em alguns casos poderão vir a apresentar duas obras, aguardando ainda a finalização de algumas inscrições pendentes que poderão ser inseridas no espaço Open House.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

No decorrer do evento convidamos a comunidade a participar em oficinas, tertúlias, apresentações literárias, ler e ouvir poesia, assistir a espetáculos musicais e outras diversas surpresas que preparamos e para as quais contaremos com diversos autores, músicos e artistas presentes em cartaz, e outros que venham a querer participar. Entre os diversos convidados – dos ainda não referidos na área do livro – contamos com Jacinto Lucas Pires, Vítor Correia (AAVEZ), Philipe Pharo, Maria do Céu Sousa, Francisco Duarte, Olívia Clara Pena, Guilherme Carvalhal, Adelino Pereira, Bernardo Guerra Machado, Diogo Esteves e Eleanor Bramble. Quanto aos momentos musicais destacamos o projeto RockSchool (Conservatório de Artes de Valdevez), Miguel Riva (Pop/Rock); a apresentação de “Phosphoros” (Poesia Acústica); o projeto Sr. Q (Jazz); o projeto Diversidades (Música Popular); o projeto da artista musical Mayna (Bossanova); o badalado projeto de Daniel Catarino (Indie-Rock) – um músico e artista cuja presença muito nos honra e será com certeza um momento alto da Livrindie a decorrer no sábado à noite.

Reiterando o convite do ano transato, a Livrindie convida a comunidade a conhecer livros e artistas das mais diversas áreas, e oferece a quem for artista – mesmo que ainda não tenha saído do armário (demora!?) – a oportunidade de conhecer e participar através do nosso espaço Open House.

PUB

Sendo um evento independente promovido e organizado pela ContraEscrita Edições, continuando até à data sem verbas ou financiamentos institucionais e produzido com um orçamento reduzido, este evento voltou a ter apoio particular, empresarial e comercial de boa parte da Sociedade Civil Arcuense, mas também de outras paragens, o que demonstra o crescimento e reconhecimento dos méritos do evento, voltando esse apoio a ser fundamental para que o evento se construa e realize. Entre os apoios, e não desmerecendo nenhum, pelo relevo do contributo não podemos deixar de salientar a Glimpsy Beats (nosso parceiro nesta edição), a CarVez (Automóveis), a Lima-Escape (Parque de Campismo), a Go To Gêres (Alojamento Rural) e a Muros de Grade (Vinho Verde). O Município de Arcos de Valdevez contribuiu por via da cooperação na área do licenciamento e de alguma facilidade logística.

Deseja assim a organização dar continuidade a um projeto iniciado em 2023 e que cresce significativa e sustentavelmente ano após ano, promovendo a leitura, o livro e a Cultura.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas