Poesia e Fados de Coimbra no Clube de Leitura do Lions Clube de Vila Praia de Âncora

clube_de_leitura

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora vai realizar mais uma sessão do Clube de Leitura no próximo dia 17 de maio (sábado), entre as 15H00 e as 16H30, na Casa do Orfeão em Vila Praia de Âncora.

Vai ser uma sessão muito especial e apelativa dedicada à poesia e à música, aberta ao público.

Relativamente à poesia terá por base os Tesouros da Poesia Portuguesa.
Numa seleção criteriosa de vinte dos mais belos poemas portugueses, desde os grandes clássicos como Luís de Camões e Fernando Pessoa, até outros de raiz mais popular como António Lopes Ribeiro e António Aleixo.
Todos os participantes terão oportunidade de participar ativamente nesta sessão, seja a declamar seja a ouvir.

Os vinte poemas já selecionados para esta sessão, independentemente de outros que as pessoas possam trazer, são:

PUB

Carta a D. João II / Não me temo de Castela, de Sá de Miranda; As armas e os barões assinalados, Estavas linda Inês posta em sossego; Amor é fogo que arde sem se ver e Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, de Luís de Camões; Sei de um ninho, de João de Deus; O Passeio de Santo António, de Augusto Gil, O Infante, o Mostrengo e o Mar Português, de Fernando Pessoa; Este livro que vos deixo, de António Aleixo; Cântico negro, de José Régio; Pedra filosofal, Impressão digital e Pastoral, de António Gedeão; A Procissão de António Lopes Ribeiro; Trova do vento que passa, de Manuel Alegre; Desiderata de Rui de Carvalho; e Grito de revolta e Um sorriso de criança, de Manuel Ferreira.

Relativamente à música vamos ter o privilégio de contar com a generosidade, nomeadamente, de um grupo de Fados de Coimbra, composto à guitarra por Miguel Assis e Almeida Ulisses, à viola Álvaro Santos e Carlos Costa e pelas vozes de Nuno Oliveira, Carlos Alberto e Jaime Leite. O Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, mostrou-se entusiasmado com esta sessão aberta à Comunidade, a merecer o interesse e a presença do público e que vai contar com o apoio do Companheiro Hélder Rodrigues do Lions Clube de Coimbra.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Ângela Campos, dinamizadora residente do Clube de Leitura dos Lions, apela às pessoas que gostam de Poesia e de Fado de Coimbra para não perderem esta oportunidade.

Também Hélder Rodrigues, o dinamizador desta sessão e Assessor Nacional dos Lions para a Divulgação Literária, referiu-nos que “a falta de cultura é a maior fragilidade da sociedade portuguesa, só à frente da Roménia, no
ranking europeu da literacia. A poesia vem contrariar esta fragilidade ao desempenhar um papel essencial no desenvolvimento harmonioso e enriquecedor do ser humano”.

PUB

A Cultura é a alma de um Povo e a Poesia uma das suas mais belas expressões. Por isso, não percam! Estão todos convidados!

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas