O Lions Clube de Vila Praia de Âncora vai realizar mais uma sessão do Clube de Leitura no próximo dia 17 de maio (sábado), entre as 15H00 e as 16H30, na Casa do Orfeão em Vila Praia de Âncora.
Vai ser uma sessão muito especial e apelativa dedicada à poesia e à música, aberta ao público.
Relativamente à poesia terá por base os Tesouros da Poesia Portuguesa.
Numa seleção criteriosa de vinte dos mais belos poemas portugueses, desde os grandes clássicos como Luís de Camões e Fernando Pessoa, até outros de raiz mais popular como António Lopes Ribeiro e António Aleixo.
Todos os participantes terão oportunidade de participar ativamente nesta sessão, seja a declamar seja a ouvir.
Os vinte poemas já selecionados para esta sessão, independentemente de outros que as pessoas possam trazer, são:
PUBCarta a D. João II / Não me temo de Castela, de Sá de Miranda; As armas e os barões assinalados, Estavas linda Inês posta em sossego; Amor é fogo que arde sem se ver e Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, de Luís de Camões; Sei de um ninho, de João de Deus; O Passeio de Santo António, de Augusto Gil, O Infante, o Mostrengo e o Mar Português, de Fernando Pessoa; Este livro que vos deixo, de António Aleixo; Cântico negro, de José Régio; Pedra filosofal, Impressão digital e Pastoral, de António Gedeão; A Procissão de António Lopes Ribeiro; Trova do vento que passa, de Manuel Alegre; Desiderata de Rui de Carvalho; e Grito de revolta e Um sorriso de criança, de Manuel Ferreira.
Relativamente à música vamos ter o privilégio de contar com a generosidade, nomeadamente, de um grupo de Fados de Coimbra, composto à guitarra por Miguel Assis e Almeida Ulisses, à viola Álvaro Santos e Carlos Costa e pelas vozes de Nuno Oliveira, Carlos Alberto e Jaime Leite. O Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, mostrou-se entusiasmado com esta sessão aberta à Comunidade, a merecer o interesse e a presença do público e que vai contar com o apoio do Companheiro Hélder Rodrigues do Lions Clube de Coimbra.
Ângela Campos, dinamizadora residente do Clube de Leitura dos Lions, apela às pessoas que gostam de Poesia e de Fado de Coimbra para não perderem esta oportunidade.
Também Hélder Rodrigues, o dinamizador desta sessão e Assessor Nacional dos Lions para a Divulgação Literária, referiu-nos que “a falta de cultura é a maior fragilidade da sociedade portuguesa, só à frente da Roménia, no
ranking europeu da literacia. A poesia vem contrariar esta fragilidade ao desempenhar um papel essencial no desenvolvimento harmonioso e enriquecedor do ser humano”.
A Cultura é a alma de um Povo e a Poesia uma das suas mais belas expressões. Por isso, não percam! Estão todos convidados!












