É esta semana que a Sociedade Histórica da Independência de Portugal dá início ao Congresso Luso-Espanhol “Portugal século XII: como éramos há 900 anos; génese do Portugal global”, que terá lugar nos dias 6 e 7 de junho, na Sala de Reuniões da Fundação Rei Afonso Henriques, em Zamora (Espanha).O congresso é coorganizado com esta Fundação, com o apoio e participação de várias entidades públicas e privadas de Portugal e Espanha, sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Este encontro científico reunirá prestigiados especialistas em história medieval de instituições portuguesas e espanholas, com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre temas cruciais das origens de Portugal, das dinâmicas fronteiriças peninsulares e das lideranças políticas e religiosas desse período. Ao longo de dois dias, serão abordadas temáticas como:
- A formação da fronteira luso-leonesa e o papel das localidades; • As interações entre cristãos e muçulmanos;
- O papel das elites, da nobreza e da Igreja;
- A representação de D. Afonso Henriques nas fontes históricas e literárias; • A diversidade cultural e religiosa nas origens do território português; • O papel dos moçárabes e dos judeus na formação de Portugal; • A importância do mar na afirmação de Portugal como reino independente.
O congresso inicia-se com a conferência de abertura do historiador Iñaki Martín Viso (Universidade de Salamanca), e contará com a presença de figuras de destaque como João Paulo Oliveira e Costa, Hermenegildo Fernandes, Amélia Aguiar Andrade, José Eduardo Franco, Maria João Branco, Inês Lourinho, Mário Gouveia, Jorge Martins, Isabel Ponce de Leão, Orlando Gama, Luísa Paolinelli e Filipe Alves Moreira, entre muitos outros académicos e investigadores reconhecidos de instituições académicas portuguesas e espanholas. A sessão de abertura oficial contará com a intervenção de representantes da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e da Fundação Rei Afonso Henriques, bem como de autoridades espanholas e portuguesas, entre elas o Ministro Conselheiro da Embaixada de Portugal em Espanha, Paulo Guedes Domingues. A presença do Embaixador, José Augusto Duarte, está anunciada para os eventos de domingo, dia 8. O programa inclui ainda, no dia 7, uma conferência de encerramento pelo historiador João Paulo Oliveira e Costa e culmina com o concerto de encerramento pela Banda de Santana. Este congresso constitui uma oportunidade única para académicos, estudantes e entusiastas da história medieval aprofundarem os seus conhecimentos e estabelecerem pontes de diálogo e investigação entre Portugal e Espanha, num local historicamente simbólico como Zamora. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.











