A REN – Redes Energéticas Nacionais doou uma viatura todo-o-terreno aos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, reforçando o apoio à proteção civil e à segurança das populações locais.
A viatura doada reforça o compromisso da REN com as comunidades onde desenvolve a sua atividade e vai permitir aos Bombeiros Voluntários locais melhorarem a sua capacidade de resposta em zonas de difícil acesso, nomeadamente em operações de prevenção e combate a incêndios florestais.
“A nossa Associação Humanitária agradece publicamente esta doação que permite reforçar a nossa capacidade de intervenção e, consequentemente, melhor servir a comunidade. Somos o concelho do distrito com maior área, muita desta integrada em pleno parque nacional com as serras de Soajo e Peneda, com uma população muitas vezes dispersa e isolada, o que provoca um elevado desgaste da nossa frota automóvel e dos nossos bombeiros que percorrem muitos quilómetros em terrenos de serrania inóspitos. Era uma necessidade que o nosso comandante, Filipe Guimarães, há muito tinha identificado e que agora fica resolvida. Todo o apoio é sempre pouco mas é muito bem vindo devendo destacar-se a generosidade deste gesto e que signifique a aproximação entre os dois parceiros na prevenção, combate e organização territorial”, disse o presidente desta Associação, Germano Amorim.
Ao longo dos anos, a REN tem vindo a investir na prevenção, contribuindo para o combate aos incêndios rurais. Um trabalho realizado através da gestão e limpeza da vegetação e rearborização das faixas de servidão, mas também de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e outras entidades ligadas à floresta. Em maio de 2023, a REN recebeu da Liga dos Bombeiros Portugueses a medalha de Serviços Distintos grau Ouro, pelo apoio prestado às corporações de Bombeiros Voluntários em várias regiões do país.
Em 2024, a nível nacional, a REN procedeu à gestão e limpeza de vegetação numa área de cerca de 10.200 hectares, tendo para esse efeito contactado mais de 36 mil proprietários. Ainda em 2024, e tendo em conta a adaptação dos usos dos solos das faixas de proteção das linhas, foram (re)arborizados 461 hectares, com o envolvimento de 1 900 proprietários.
A REN, através do seu programa de reflorestação das faixas de servidão, entre 2010 e 2024 já (re)arborizou 4 553 hectares, com a plantação de mais de 1,5 milhões de árvores. Neste processo foram envolvidos mais de 24 mil proprietários, sendo as espécies mais plantadas o medronheiro e o carvalho, aumentando a biodiversidade e a resiliência aos incêndios florestais das áreas intervencionadas.
A REN, em conjunto com a ANEPC, o ICNF e os municípios onde se encontram instaladas linhas elétricas e gasodutos afetos à concessão da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade e da Rede Nacional de Transporte de Gás, tem feito um trabalho constante na prevenção contra os incêndios rurais.
Com 66% das suas linhas elétricas e gasodutos inseridos em espaços rurais, nos últimos cinco anos a REN fez a gestão e limpeza de mais de 50 mil hectares, o correspondente a uma autoestrada entre Lisboa e Maputo.
Este trabalho é efetuado em terrenos que não pertencem à REN, o que implica um contacto com os proprietários antes de qualquer intervenção. Neste trabalho de prevenção, só no ano de 2024, foram contactados mais de 36 mil proprietários.
Desde 2010, a REN rearborizou mais de 4.553 hectares nas áreas de servidão. Neste processo foram envolvidos mais de 24 mil proprietários, sendo as espécies mais plantadas o medronheiro e o carvalho, aumentando a biodiversidade e a resiliência aos incêndios florestais das áreas intervencionadas.
Em 2024, e tendo em conta a adaptação dos usos dos solos das faixas de proteção das linhas, foram (re)arborizados 461 hectares, com o envolvimento de 1 900 proprietários.
Em 2024, e durante toda a época de incêndios, a REN teve em operação seis equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas estão equipadas com equipamento de primeira intervenção, que lhes permite fazer uma primeira intervenção de combate aos focos de incêndio;
Desde 2009, a REN doou 96 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais. 65 veículos foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários, 30 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias.











