Não conseguimos entender que Esposende seja o único concelho em Portugal continental assinalado a verde para perigo de incêndio rural, é desta forma que a Associação Cidadãos de Esposende manifesta a sua preocupação sobre os mapas de risco de incêndio lançados pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera para os próximos dias.
Consultando o mapa online do IPMA é possível verificar por exemplo que para os dias 7 e 8 de Julho, Esposende é o único concelho em Portugal Continental assinalado a verde ou seja com risco reduzido.
Concelhos vizinhos como Barcelos ou Viana estão com risco elevado ou muito elevado.
Para os responsáveis da Associação é difícil aceitar que uma freguesia de um concelho vizinho esteja com risco muito elevado e uma outra freguesia ao lado já no concelho de Esposende seja considerada de risco reduzido.
PUBA associação questionou ainda o IPMA sobre a localização dos sensores de medição, segundo os responsáveis desta associação, “se um sensor está colocado perto do rio certamente a medição do grau de humidade não reflete a realidade do concelho”.
Os avisos do IPMA são importantes para alertar a população sobre a probabilidade de ocorrência e propagação de incêndios, permitindo a adoção de medidas preventivas e comportamentos seguros, a associação alerta para o risco que podem ter estes mapas na população e, segundo a Associação, “se estamos permanentemente com risco reduzido as medidas preventivas são adaptadas ao risco”.













